Sistema Mediador do Ministério do Trabalho tem novo manual; acesse versão atualizada

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou na sexta-feira (22) a nova versão do Manual do Sistema Mediador, guia que orienta o uso da plataforma digital utilizada para registro de convenções, acordos coletivos, termos aditivos e pedidos de mediação coletiva.

A atualização busca facilitar a operação do sistema por sindicatos de trabalhadores, entidades patronais e empresas, com instruções mais claras e maior transparência aos processos de negociação.

O Sistema Mediador é o canal oficial do MTE para conferir validade jurídica e publicidade aos instrumentos negociados entre as partes, nos termos dos artigos 614 e 615 da CLT. A ferramenta também permite a solicitação de mediação pública em situações de impasse ou descumprimento da legislação trabalhista.

LEIA: Com centrais, Marinho assina portaria que regulamenta periculosidade para agentes de trânsito

Entre as principais novidades do manual estão:

  • Passo a passo para registro e acompanhamento de instrumentos coletivos;
  • Opção de importar cláusulas e anexos de negociações anteriores;
  • Orientações para solicitar mediação coletiva, incluindo por videoconferência;
  • Seção de Boas Práticas Trabalhistas, com exemplos de cláusulas acordadas que promovem justiça social, diversidade e sustentabilidade.

De acordo com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), a revisão visa padronizar e simplificar os trâmites, além de reforçar o diálogo social.

A atualização também ressalta a obrigatoriedade de as entidades sindicais manterem cadastro ativo e diretoria vigente no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) para utilizar todas as funcionalidades do sistema.

Segundo Rafaele Rodrigues, Coordenadora-Geral de Relações do Trabalho, a expectativa é que a nova versão torne o Sistema Mediador mais acessível e transparente, alinhado à política de fortalecimento da negociação coletiva do MTE.

O novo manual já está disponível no Sistema Mediador e pode ser acessado abaixo (clique em “baixar” para fazer o download e salvar em seu dispositivo):

Com informações de Ministério do Trabalho
Foto: reprodução/MTE

Compartilhe: