Nesta sexta-feira (27), o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, participou da solenidade em comemoração aos 20 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). O evento reuniu dirigentes sindicais, autoridades e representantes das federações de engenheiros, farmacêuticos e odontologistas.
Em seu discurso, Neto destacou a trajetória da entidade e o papel estratégico das categorias representadas pela CNTU no desenvolvimento nacional. “São vinte anos de trabalho reconhecido, de representatividade, de diálogo e de compromisso com o Brasil”, afirmou.
Dirigindo-se ao presidente da confederação, Murilo Pinheiro, o presidente da CSB ressaltou a parceria construída ao longo dessas duas décadas. “Construímos mais do que relações institucionais. Construímos amizade, lealdade e compromisso com a democracia e com o fortalecimento do movimento sindical.”

Antonio Neto enfatizou o papel das confederações sindicais na defesa da Constituição, lembrando que foram elas que ingressaram com Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos da Reforma Trabalhista de 2017.
“Quase todas as grandes vitórias recentes dos trabalhadores na Suprema Corte tiveram a atuação decisiva das confederações sindicais. Defender direitos no Judiciário também é defender o Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Ele reafirmou o lema da CSB – “Sindicatos fortes, Brasil mais justo” – como síntese da importância das entidades sindicais para a democracia e para o equilíbrio das relações de trabalho.
LEIA: CSB define prioridades e estratégias para 2026 em reunião da Direção Operativa
Durante sua fala, Neto defendeu um projeto nacional de desenvolvimento baseado na reindustrialização, no fortalecimento da engenharia nacional e na consolidação de complexos industriais estratégicos, especialmente na área da saúde e dos fármacos.
Ele citou a retomada dos investimentos e o papel do BNDES sob a liderança de Aloizio Mercadante, além da atuação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Também mencionou a condução econômica do ministro Fernando Haddad e da ministra Simone Tebet. Ao mesmo tempo, criticou a política de juros elevados.
“Não se constrói reindustrialização com juros estratosféricos. Desenvolvimento não é abstrato – ele impacta diretamente engenheiros, farmacêuticos e profissionais da saúde.”
A cerimônia contou com a presença dos ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Também prestigiaram o evento o vereador paulistano Eliseu Gabriel, o deputado estadual Maurici, o deputado federal Carlos Zarattini, a presidente do CREA e a desembargadora Ivani Bramante.
Encerrando sua participação, Antonio Neto afirmou que a CNTU chega aos 20 anos com autoridade política e técnica para contribuir com o debate sobre desenvolvimento, soberania e valorização das profissões regulamentadas. “Que os próximos 20 anos sejam de ainda mais protagonismo. Porque acreditamos – e não abrimos mão disso – que sindicatos fortes significam um Brasil mais justo.”







