SINTEC-RJ realiza II Congresso Estadual dos Técnicos Industriais

Evento faz parte das comemorações dos 25 anos da entidade

O Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ) realizou, nos dias 26 e 27 de março, o II Congresso Estadual dos Técnicos Industriais. O evento faz parte das comemorações do Jubileu de Prata, que representa os 25 anos da instituição. Os principais temas debatidos foram a importância dos técnicos industriais no mercado de trabalho e a educação profissional técnica.

No encontro, que contou com a participação de técnicos industriais do Estado do Rio de Janeiro, representantes da Organização Internacional dos Técnicos (OITEC) e de 20 sindicatos, aconteceram palestras, mesas-redondas e homenagens especiais. Entre os homenageados do evento estava Maria Barbara da Costa, vice-presidente da CSB.

Para Hélio Cesar, presidente do SINTEC-RJ, o congresso é fundamental para o fortalecimento da luta dos trabalhadores. “Trouxemos para o encontro temas de relevância para a categoria. São assuntos de extrema importância ao sindicalismo nacional e mundial. O evento foi muito bem elaborado e tem tudo para ser um marco à classe”, afirma.

“Não medimos esforços para organizar um evento de alto nível. Foi um congresso de capacitação e qualificação dos nossos dirigentes sindicais, com temais atuais. O dirigente sindical é um formador de opinião, não só nas relações de trabalho, mas na construção de um Brasil melhor e mais igualitário”, disse Antonio Jorge Gomes, vice-presidente do SINTEC-RJ e da CSB.  A abertura do evento ficou por conta da palestra magna da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação, que tratou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

Segundo o vice-presidente do SINTEC-RJ, com a criação do Pronatec, a categoria conquistou a qualificação de jovens que agora estão inseridos no mercado de trabalho. “São milhões de novos profissionais com a mais alta capacitação que vem do Sistema S. Esta é uma das formas de mudar o quadro que temos hoje. Existem muitos postos de trabalho para o profissional técnico, mas infelizmente falta mão de obra qualificada. A educação não pode ser improvisada, tem que ser de qualidade. E é isso que buscamos alcançar, para que o Brasil possa ser visto como um país que dá ao seu povo a oportunidade de acesso a um bom ensino e que possa competir com o restante do mundo”, afirma.

Hélio Cesar destaca a oportunidade de adquirir uma maior consciência política. “Os itens abordados nas palestras, indiscutivelmente, reforçarão a politização da categoria dos técnicos industriais, dada à importância de se adquirir conhecimentos políticos que também beneficiam a prática sindical”, diz.

Para Antonio Jorge Gomes, o encontro se faz necessário para o fortalecimento das lutas dos trabalhadores. “O Congresso serve para que o sindicato defina e priorize as reivindicações dos técnicos industriais. Além disso, temos o objetivo de promover a formação política e conscientização de classe para os dirigentes”, explica o diretor.

Durante o Congresso, ocorreu também uma Sessão Solene em homenagem ao Jubileu de Prata do SINTEC-RJ na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O sindicato recebeu o título de entidade benemérita do Estado. De acordo com Antonio Neto, presidente da CSB, o SINTEC-RJ completou um quarto de século lutando pelos trabalhadores. “Ter este sindicato filiado à CSB é um motivo de orgulho para a Central”, disse.

25 anos de história

A história do SINTEC-RJ começa com a fundação da Associação dos Técnicos Industriais, uma  entidade criada por técnicos  que trabalhavam na  Xerox do Brasil, em 1989. Um ano após o surgimento da associação, nasceu o Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro.

“A nossa categoria ganhou o respeito que sempre buscou devido às lutas do sindicato. Nós conseguimos que o técnico industrial fosse incluído entre as profissões que possuem piso estadual no Rio de Janeiro. Também conquistamos o Dia Estadual do Técnico Industrial, celebrado no dia 23 de setembro. Esse ano começaremos a construir a nossa sede própria, que será mais um espaço de aprimoramento e convivência dos técnicos”, afirma Antonio Jorge.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil