Sintap/MT e seccional da CSB no estado marcam presença em ato contra a reforma da Previdência

Evento foi marcado para esta segunda pela possibilidade de votação na Câmara

Representantes das Centrais Sindicais, incluindo a dos Sindicatos Brasileiros (CSB/MT) a qual o Sintap é filiado, estiveram, na manhã desta segunda-feira (19.02), reunidos em ato público em frente à sede do INSS, na capital de Mato Grosso, Cuiabá. O que faltou em número sobrou em representatividade já que também estavam os líderes do Fórum Sindical e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) – representado pelo diretor de Formação Profissional, Guilherme Coda -, apresentando aos cidadãos que passavam pelo local esclarecimentos acerca do perigo que é para o trabalhador a proposta da Reforma do jeito que está.

A presidente do Sintap que também é diretora de Mobilização da CSB/MT, Rosimeire Ritter, disse, em sua fala que é muito importante que todos se atentem às mobilizações e se façam presentes porque a proposta não pode ser aprovada da forma em que está. “Sou a favor da Reforma da Previdência de juízes, militares e de políticos que são quem verdadeiramente quebra o sistema. Por que então esses grupos ficaram de fora?”, questionou.

Para ela, essa proposta é um verdadeiro aviltamento dos direitos dos trabalhadores tanto do setor público quanto do privado. Como exemplo disso usou seu caso: “Tenho contribuído desde os meus 19 anos sem ficar desempregada tendo, portanto, 29 anos de contribuição e agora quando estou perto de aposentar as regras mudam aos ’45 segundos do segundo tempo’. É absurdo e desrespeitoso com quem já trabalhou tanto”, destacou. Por isso, enquanto CSB/MT e Sintap, aponta que estará sempre atenta a participar de todas as manifestações para que juntos possam mudar este cenário tenebroso que se avizinha para todos os brasileiros.

Demais entidades

A diretora do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor-MT), Sílvia Callichio, uma das entidades presentes ao evento através de seus trabalhadores que cobriam a manifestação, também lembrou que essa proposta precariza ainda mais o trabalho de todos e a tarefa dos jornalistas nesse contexto é ajudar a esclarecer à população quanto a este problema.

O diretor da CUT/MT, João Dourado, presente ao evento informou que é preciso que os trabalhadores fiquem mobilizados desde já e que dia 8 de março, onde se comemora data pela Mulher, grande prejudicada pela proposta, que as entidades sindicais discutam fortemente com suas bases sobre o problema e estratégias de combater a Reforma. “Temos que estar prontos para parar o Brasil se preciso for”, finalizou.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e Meio Ambiente (Sisma), Oscarlino Alves, disse, em sua fala, que é preciso alertar as bases quanto ao fato de que esta reforma e demais atos do governo federal vem transferindo toda a carga tributária para o trabalhador e isso não é mais possível de ser aceito. Como falar em crise, segundo ele, quando, em Mato Grosso, plantar soja, algodão ou milho, por exemplos, dão alta lucratividade?

A Reforma da Previdência tem previsão de ser votada na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, caso seja votada a suspensão do decreto de intervenção militar no Rio de Janeiro. Caso seja votado nesta data, amanhã (20.02) segue para o Senado.

Fonte: Sintap/MT

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem