Sindicatos filiados à CSB fazem manifestações contra a PEC 287 em todo o Brasil

CSB mobilizou suas bases em todos os estados contra os retrocessos da reforma da Previdência

A Central dos Sindicatos Brasileiros mobilizou milhares de trabalhadores em diversos estados do Brasil contra a reforma da Previdência, na sexta-feira, dia 31. Ocorreram atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, Mato Grosso e Minas Gerais. A mobilização reuniu mais de 20 entidades sindicais filiadas à CSB. As categorias reivindicam a não aprovação da PEC 287/2016 e maior debate no Congresso sobre o PL 6787/2016, que trata da reforma trabalhista.

A Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) foi responsável por mobilizar servidores de 16 municípios em Minas Gerais. Sob os lemas “Não à Reforma da Previdência”, “Não ao desmonte da Seguridade Social” e “Não à retirada de direitos”, Araguari, Barroso, Bertópolis, Catuji, Governador Valadares, Ipanema, Itabira, Joaíma, Lavras, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Pavão, Ponte Nova, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni e Várzea da Palma realizaram atos públicos durante todo o dia.

“As manifestações foram todas pacíficas. Reunimos 15 mil pessoas. Um levante popular saindo às ruas e paralisando as atividades. Há anos não víamos uma união tão forte dos trabalhadores de diversas categorias é bonito ver essa resposta à retirada de direitos que o governo quer promover. Tenho muito que agradecer a CSB e todos os sindicatos filiados à FESERP/MG que se uniram nessa luta com a gente”, destaca Cosme Nogueira, secretário de Formação Sindical da Central e presidente da FESERP/MG.

Em Belo Horizonte, a Central esteve representada pelo  1º secretário de Segurança do Trabalho da CSB e presidente do SINTEST/MG, Cláudio Ferreira dos Santos. Para ele, a proposta de reforma da Previdência fere a dignidade humana e por isso deve ser contraposta com urgência por toda a sociedade. “É preciso não só desmentir o que o governo está propagandeando, mas também mover todos os nossos esforços para derrotar essa proposta”, disse.

No Ceará ocorreram manifestações em Fortaleza e Massapê. “As reformas da Previdência, trabalhista e a terceirização da atividade fim unificaram os trabalhadores e criaram um forte clamor popular contra as propostas que visam o retrocesso nos direitos trabalhistas. Por isso, estamos unidos contra esses ataques que os trabalhadores estão sofrendo”, disse Francisco Moura, vice-presidente da CSB que esteve no ato em Massapê junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Massapê e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapê.

Para Valdemiro Barbosa, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado Ceará, as propostas de reformas da Previdência e trabalhista têm o mesmo peso para os trabalhadores que o Golpe de 1964. “Neste dia conseguimos unir vários segmentos da sociedade no dia de luta contra a reforma previdenciária. Essas manifestações que estamos realizando demonstram a insatisfação do povo brasileiro contra os desmandos do governo”, afirmou o dirigente que esteve em Fortaleza.

Confira a galeria de imagens das manifestações.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil