Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Pescadores do AM recebe kits de proteção e apresenta demandas ao governo

Sindicato dos Pescadores do AM recebe kits de proteção e apresenta demandas  ao governo

O Sindicato dos Pescadores e Pescadoras do Amazonas (Sindpesca-AM) teve um encontro neste domingo (22) em Macapuru com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura do estado, Alessandro Cohen. A CSB esteve presente representada por seu secretário dos Trabalhadores na Pesca, Ronildo Palmere.

A equipe do governo estadual entregou aos pesquisadores um kit do programa “Atualiza Pescador”, que conta com camisa de proteção UV, protetor solar e chapéu de palha, itens essenciais para preservar a saúde desses trabalhadores que têm intensa exposição ao sol.

Além de receber os kits, o sindicato apresentou ao secretário as pautas urgentes da categoria, como a necessidade de auxílio aos pescadores durante a estiagem que atinge o Amazonas.

Os pescadores pedem o fornecimento de cestas básicas e o pagamento do seguro-defeso, benefício concedido pelo governo federal durante o período que a pesca é proibida para reprodução e preservação dos pescados.

Apesar de estar fora deste período, a estiagem tem praticamente impossibilitado a pesca na região. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, 5.350 famílias receberam o seguro-defeso em Macapuru entre dezembro de 2022 e março de 2023.

No Amazonas, 140 mil pescadores vivem diretamente da atividade pesqueira e cerca de 200 mil pessoas estão envolvidas no sistema produtivo da pesca e subprodutos, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Os pescadores solicitam que as senhas do INSS das entidades representativas dos pescadores do Amazonas sejam válidas por 12 meses, e que as famílias que estejam recebendo o Bolsa Família não tenham o benefício cortado pelo pagamento do devido à situação de emergência pela qual estão passando.

Leia também: “Vai abrir mão dos benefícios?”, diz Marinho sobre oposição à contribuição sindical