Sindicato dos Movimentadores de Várzea Grande (MT) reivindica a contribuição sindical da categoria

CSB participou de mesa de conciliação para apoiar a Entidade. Atualmente, a contribuição vem sendo recolhida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), representada por Antonio Wagner de Oliveira, membro da Direção Nacional da Entidade, participou na manhã da última quarta-feira (12), na Superintendência do Ministério do Trabalho de Cuiabá (MTE), de uma mesa conciliadora para discutir  a contribuição sindical que vem sendo recolhida dos movimentadores de mercadorias pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, o que enfraquece a estrutura e organização do Sindicato dos Movimentadores de Mercadoria de Várzea Grande.

A mesa foi intermediada por um representante do MTE e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Movimentadores de Mercadoria de Várzea Grande, Edilson Carlos Salles, e do diretor executivo do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso, Marcos Taveira.

Fundado em 2001, o Sindicato dos Movimentadores de Mercadoria de Várzea Grande ficou inativo de 2009 a 2015. Com a retomada das atividades, a entidade necessita dessas contribuições para organizar uma infraestrutura que permita aos dirigentes fortalecer a luta pela categoria. “Estamos visitando as empresas, mandando notificações para elas, mas, elas não querem entender que o movimentador de mercadoria é uma categoria profissional diferenciada”, disse Salles sobre a necessidade de que os trabalhadores sejam representados pelo Sindicato dos Movimentadores.

Segundo Wagner de Oliveira, essa é a segunda vez que os sindicatos se encontram e não deve ser a última. Uma nova mesa de negociação deve acontecer nessa segunda-feira (18). O diretor ainda explicou a importância desse repasse ser feito para o Sindicato dos Movimentadores. “Esse é um recurso que servirá para dar sustentação financeira para o sindicato, proporcionando uma melhor estrutura. Dessa forma, a entidade pode contratar advogados e ter uma sede que atenda os sindicalizados.  Com esses repasses, as entidades as quais o sindicato é filiado também se beneficiam”, falou.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio não enviou representantes para participar da reunião do dia 12.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos