SATED/RS inaugura Projeto Selo Verde

Sindicato pretende ampliar valor dos profissionais de arte com certificado

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (SATED/RS) realizou no dia 29 de novembro o coquetel de lançamento do Projeto Selo Verde para escolas de Artes Cênicas, no La Photo Galeria e Espaço Cultural, com a participação de mais de 60 pessoas, entre representantes das principais escolas e grupos de formação artística de cidades do interior gaúcho ‑ como Pelotas, Passo Fundo e Santa Cruz -, gestores municipais, da Secretaria Estadual de Cultura, da câmara de vereadores de Porto Alegre e do Conselho Municipal de Cultura.

O Selo Verde é a certificação do sindicato para as escolas que preencherem os requisitos básicos para funcionamento dentro dos padrões e normas preestabelecidos, elaborados em conjunto pelas categorias de teatro, circo e dança. O grande benefício está no fato de que as escolas que possuírem o Selo Verde poderão emitir para o aluno o registro profissional, o que contribui para a formalização da categoria.

Durante o coquetel, foram debatidas questões como a excelência na qualificação e configuração do mercado profissional. Os participantes apresentaram dúvidas que serão aprofundadas e esclarecidas na próxima reunião da categoria com o sindicato na sede do SATED/RS. Questões como se uma escola pode receber o selo para formação circense e teatral ao mesmo tempo e se a revalidação do certificado ‑ que é bianual – seria feita automaticamente ou a escola deveria passar novamente por avaliação serão debatidas, segundo Vinícius Gentil dos Santos Cáurio, presidente do sindicato. “O Selo vai vigorar a partir de 2013, e os alunos que frequentarem as escolas deverão ter, no mínimo, 13 anos, com o ensino básico completo”, explica. Será firmado um contrato entre a empresa e o sindicato para a formalização da capacitação da escola e o recebimento do Selo Verde.

A importância da qualificação profissional

O sindicato recebe por mês cerca de 20 pedidos de registros profissionais, e o objetivo do SATED/RS é transformar o documento numa ferramenta oficial de qualificação do profissional da área. “O requerente, antes de ter o registro, precisa comprovar um tempo considerável como amador ou ter frequentado escolas e cursos que tenham uma base de qualidade e reconhecimento no mercado”, explica Vinícius Cáurio ressaltando, ainda, que o intuito não é discriminar o amadorismo, e sim deixar bem claro o limite entre o que considera a Constituição – a livre expressão artística, dada a qualquer cidadão – e o profissional da área, que obtém sua fonte de renda desta atividade.

O Rio Grande do Sul tem hoje 13 mil profissionais registrados, e 4.200 deles são filiados ao SATED/RS. Vinícius Cáurio afirma que muitos profissionais faziam o requerimento do registro com diplomas de instituições sem credibilidade. O presidente diz que o sindicato está empenhado em resolver esta questão. “O SATED/RS está fechando uma nova portaria com o Ministério do Trabalho do Estado para mudar os critérios, como a exigência de títulos de cursos reconhecidos. O Selo Verde regulamenta a emissão desenfreada de carteiras e qualifica o mercado”, pontua.

Mais uma conquista

No dia 21 de novembro houve o primeiro dissídio coletivo com o sindicato patronal da área artística no Brasil. Segundo o presidente do SATED/RS, a entidade conquistou uma vitória importante neste dissídio obtido pelo Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (SECRASO/RS). “Esta conquista mostra que estamos no caminho certo para a formalização e qualificação dos profissionais, o que corrobora o apoio da categoria e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)”, finaliza o presidente.

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista