SATED/RS inaugura Projeto Selo Verde

Sindicato pretende ampliar valor dos profissionais de arte com certificado

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (SATED/RS) realizou no dia 29 de novembro o coquetel de lançamento do Projeto Selo Verde para escolas de Artes Cênicas, no La Photo Galeria e Espaço Cultural, com a participação de mais de 60 pessoas, entre representantes das principais escolas e grupos de formação artística de cidades do interior gaúcho ‑ como Pelotas, Passo Fundo e Santa Cruz -, gestores municipais, da Secretaria Estadual de Cultura, da câmara de vereadores de Porto Alegre e do Conselho Municipal de Cultura.

O Selo Verde é a certificação do sindicato para as escolas que preencherem os requisitos básicos para funcionamento dentro dos padrões e normas preestabelecidos, elaborados em conjunto pelas categorias de teatro, circo e dança. O grande benefício está no fato de que as escolas que possuírem o Selo Verde poderão emitir para o aluno o registro profissional, o que contribui para a formalização da categoria.

Durante o coquetel, foram debatidas questões como a excelência na qualificação e configuração do mercado profissional. Os participantes apresentaram dúvidas que serão aprofundadas e esclarecidas na próxima reunião da categoria com o sindicato na sede do SATED/RS. Questões como se uma escola pode receber o selo para formação circense e teatral ao mesmo tempo e se a revalidação do certificado ‑ que é bianual – seria feita automaticamente ou a escola deveria passar novamente por avaliação serão debatidas, segundo Vinícius Gentil dos Santos Cáurio, presidente do sindicato. “O Selo vai vigorar a partir de 2013, e os alunos que frequentarem as escolas deverão ter, no mínimo, 13 anos, com o ensino básico completo”, explica. Será firmado um contrato entre a empresa e o sindicato para a formalização da capacitação da escola e o recebimento do Selo Verde.

A importância da qualificação profissional

O sindicato recebe por mês cerca de 20 pedidos de registros profissionais, e o objetivo do SATED/RS é transformar o documento numa ferramenta oficial de qualificação do profissional da área. “O requerente, antes de ter o registro, precisa comprovar um tempo considerável como amador ou ter frequentado escolas e cursos que tenham uma base de qualidade e reconhecimento no mercado”, explica Vinícius Cáurio ressaltando, ainda, que o intuito não é discriminar o amadorismo, e sim deixar bem claro o limite entre o que considera a Constituição – a livre expressão artística, dada a qualquer cidadão – e o profissional da área, que obtém sua fonte de renda desta atividade.

O Rio Grande do Sul tem hoje 13 mil profissionais registrados, e 4.200 deles são filiados ao SATED/RS. Vinícius Cáurio afirma que muitos profissionais faziam o requerimento do registro com diplomas de instituições sem credibilidade. O presidente diz que o sindicato está empenhado em resolver esta questão. “O SATED/RS está fechando uma nova portaria com o Ministério do Trabalho do Estado para mudar os critérios, como a exigência de títulos de cursos reconhecidos. O Selo Verde regulamenta a emissão desenfreada de carteiras e qualifica o mercado”, pontua.

Mais uma conquista

No dia 21 de novembro houve o primeiro dissídio coletivo com o sindicato patronal da área artística no Brasil. Segundo o presidente do SATED/RS, a entidade conquistou uma vitória importante neste dissídio obtido pelo Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (SECRASO/RS). “Esta conquista mostra que estamos no caminho certo para a formalização e qualificação dos profissionais, o que corrobora o apoio da categoria e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)”, finaliza o presidente.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara