Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDCOP será ouvido em Brasília sobre privatização de presídios paulistas

SINDCOP será ouvido em Brasília sobre privatização de presídios paulistas

Sindicato protocolou ofício no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

O SINDCOP foi convidado a participar de uma reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), em Brasília, na próxima quinta-feira, 7 de fevereiro.

A proposta foi feita após o presidente do sindicato, Gilson Pimentel Barreto, protocolar um ofício no conselho, a fim de levar às autoridades a situação do servidor prisional paulista após o anúncio de privatização do sistema penitenciário, feito pelo governador João Doria (PSDB).

Na reunião do CNPCP, o SINDCOP terá direito à fala, com exposição do presidente e do assessor jurídico.

Ligado ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o CNPCP é subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ofício o SINDCOP solicitou uma audiência com o presidente do CNPCP, Cesar Mecchi Morales. A intenção é levar ao conselho as angústias do servidor penitenciário paulista e elaborar um projeto de ação junto à entidade.

Doutor em direito, Morales foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Promotor e Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

De acordo com o documento apresentado pelo SINDCOP, o anúncio sobre a privatização do sistema penitenciário de São Paulo causou “grande apreensão” aos servidores. Esse fato pode tirar dos agentes penitenciários o foco necessário para exercer sua função, podendo haver abalo no controle emocional.

O ofício do SINDCOP ainda ressalta as dificuldades enfrentadas pelos servidores prisionais dentro e fora das unidades, inclusive convivendo com ameaças à familiares e a necessidade de garantir a saúde mental do agente penitenciário.

Também foi apontado o uso que os governantes fazem da mídia para “apresentarem propostas mirabolantes de soluções”.

Fonte: SINDCOP