Servidores do Mato Grosso fazem mobilização contra aumento de alíquota da Previdência

Ato realizado na Casa Civil fez com que o governo recuasse da decisão

Cerca 300 servidores estaduais de diversas categorias do Mato Grosso realizaram um ato em frente à Casa Civil, no Centro Político Administrativo, na cidade de Cuiabá, contra a proposta do governo de aumentar a alíquota previdenciária de 11% para 14% dos trabalhadores, sem justificava ou conversa com os representantes sindicais. A mobilização aconteceu nesta quinta-feira (21).

Segundo o integrante da Direção Nacional da CSB e do Fórum Sindical, Antonio Wagner de Oliveira, o ato surtiu efeitos positivos e imediatos.

“Esta mobilização já surtiu efeito, que foi o cancelamento da reunião do Conselho da Previdência do estado, que é composto pelo Ministério Público, do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, o governador e um representante do Fórum Sindical. Nela, o conselho poderia deliberar o aumento, e, a partir disso, encaminhar uma lei para que a Assembleia aprove ou não”, disse o dirigente, que garante que os servidores querem uma auditória da Previdência antes de conversar sobre qualquer aumento.

“Esse início de pressão surtiu os efeitos estratégicos que a gente tem buscado, que é o adiamento ao máximo dessa discussão enquanto não houver números ou dados reais nas mãos”, falou Oliveira.

PEC 287

Ainda na manhã dessa quinta, o representante da CSB esteve no Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado do Mato Grosso (Sintap-MT) para conversar com diretores da entidade. Juntamente com a vice-presidente da CSB, Diany Dias, foram passadas as informações sobre a PEC 287, da reforma da Previdência.

“A nossa ideia, como dirigentes da CSB, é fazer um seminário para esclarecer os servidores e trabalhadores sobre a questão da PEC 287. Queremos mostrar o quanto ela afeta a cada um dos brasileiros. Queremos ir para as ruas, conversar com a sociedade e com associações de bairro, mostrar o que essa reforma representa”,explicou Wagner.

CIST

A CSB também esteve presente na Procuradoria Fiscal do Município de Cuiabá para participar de reunião no Conselho Interinstitucional de Saúde e Segurança do Trabalhador (CIST).

Representando a entidade, Antonio Wagner informou que haverá uma eleição para compor o CIST, que trata de políticas voltadas à saúde e que articula assuntos relacionados a políticas de segurança e saúde.

Segundo o dirigente, participar desse órgão significa poder articular internamente congressos, seminários, palestras voltadas para esses temas.

“O trabalhador será orientado, estará ciente dos seus direitos e que deve ser preservado a sua saúde no ambiente de trabalho. Assim, ele passa a ser um agente que auxilia os sindicatos na fiscalização desses assuntos. É um espaço de diálogo bastante importante”, finalizou o dirigente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL