Servidores da ANM paralisam atividades e pedem negociação com o governo federal

Servidores da ANM paralisam atividades – Os servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) paralisaram totalmente suas atividades nesta segunda e terça-feira (30). No dia seguinte, quarta-feira, os funcionários realizarão apenas os serviços relacionados à segurança.

Este é mais um passo da mobilização que os trabalhadores da ANM vêm fazendo desde o início do ano denunciando a grave precarização do órgão, que nunca foi devidamente estruturado após sua criação, e de suas carreiras.

Relacionada: Servidores da ANM aprovam indicativo de greve e denunciam precariedade

Para estruturar a ANM, os servidores exigem a correção da distorção salarial entre eles e as outras 10 agências reguladoras. Eles pedem também o reforço na estrutura de cargos e a recomposição do quadro de pessoal com a realização de concursos públicos.

Além disso, a categoria solicita o repasse integral da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), correspondente a 7% da arrecadação anual, e a reformulação do Fundo Nacional da Mineração (FUNAM), conforme previsto na Lei nº 14.514/2022.

Em carta aberta à população, o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) explicou a fundo a situação da ANM. Diz o documento:

“A Agência Nacional de Mineração (ANM) criada pela Lei nº 13.575/2017 é a sucessora legal do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), responsável pela outorga, fiscalização e regulação da mineração no Brasil, setor que contribuiu com 4 % do PIB em 2021. A ANM é uma das 11 Agências Reguladoras do Governo Federal, conforme previsto no art. 2º da Lei nº 13.848/2019.

Embora esteja incluída na Lei Geral da Agências Reguladoras, a ANM jamais foi tratada pelos governos como as demais. A ANM nunca foi estruturada para cumprir suas atribuições determinadas em Lei, tendo recebido recentemente mais atribuições através da Lei nº 14.514/2022, sem qualquer alteração de sua Lei original, seja em relação à sua estrutura de cargos, à orçamentária, de pessoal ou capacidade física instalada.

Além do descaso de governos anteriores em criar uma Agência sem a mínima estrutura para cumprir as suas atribuições, a remuneração dos servidores da ANM não condiz com os valores pagos aos servidores das demais 10 outras agências reguladoras nacionais pois, apesar de possuir carreiras estruturadas criadas com a mesma estrutura de remuneração, hoje tem vencimentos em média 46% menores do que os das demais agências reguladoras para exercer atividades de idêntica natureza, grau de complexidade, periculosidade e responsabilidade.

Trata-se da maior distorção salarial existente entre carreiras semelhantes no Executivo Federal.”

Leia o documento na íntegra aqui.

O Sinagências enviou ofícios à Presidência da República e diversos ministérios solicitando agenda para negociar as mudanças necessários na ANM, mas informou que, até agora, só obteve resposta do Ministério da Gestão e Inovação após os servidores fazerem uma manifestação em frente à pasta em 17 de maio.

Com a movimentação, a ministra Esther Dweck pediu que fosse marcada uma reunião entre representantes do sindicato e a equipe da Secretaria de Relações de Trabalho. O Sinagências apresentou as demandas da categoria, mas ainda não teve retorno até o momento sobre que medidas serão tomadas.

“Caso as reivindicações não sejam atendidas pelo Governo Federal, a agência deve marcar novas paralisações ou até mesmo uma greve geral”, comunicou o Sinagências.

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio