Presidente do SIMMEAL acredita que a regulamentação retira o profissional da clandestinidade e garante seus direitos trabalhistas
O Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL) comemorou na segunda-feira – 24 de fevereiro – mais uma conquista para os trabalhadores da categoria. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, assinou o decreto que regulamenta o serviço de motofretista na cidade. Diferente dos mototaxistas, esses profissionais são responsáveis por fazer apenas transporte de mercadorias.

A regulamentação vai permitir que os trabalhadores saiam da condição de informalidade e tenham acesso a linhas de crédito do governo, benefícios previdenciários, registro em carteira e definição do piso salarial. “Antes eles trabalhavam aleatoriamente, ganhavam só pela diária, não eram registrados e não tinha nenhuma assistência por parte do patrão”, explicou o presidente do SIMMEAL.
As vantagens da regularização se estendem também para população de Maceió. De acordo com Sampaio, o profissional trabalhará de forma padronizada, garantindo mais segurança aos consumidores. Haverá identificação na moto, no capacete e um crachá com os dados do motoboy. Além disso, será exigida a participação obrigatória no curso de capacitação, referente à resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece os requisitos mínimos de segurança para o transporte de passageiros e de cargas. No final do curso, o motofretista deve se dirigir ao Detran para alterar sua habilitação, especificando a função de motofretista.
O sindicato vem trabalhando para firmar uma parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió para ampliar o número de vagas do curso. “Há dificuldades de acesso a essas vagas e na formação das turmas. O objetivo da parceria é dar mais oportunidade e apressar a regulamentação desses profissionais”, pontuou Sampaio.
Participação da CSB

Sampaio acredita que essa conquista também pode impulsionar o crescimento e a representatividade da Central no estado, que apresentou no último ano um aumento significativo no número de filiações. “A CSB é uma central diferente das outras. Já tive a oportunidade de conhecer as demais, mas nenhuma tem essa postura democrática e combativa”, afirmou.
Novas Reivindicações
O presidente do SIMMEAL se reuniu com o prefeito Rui Palmeira para apresentar as novas reivindicações da categoria. O sindicato elaborou um ofício com três petições: a criação de uma faixa de retenção para motos em alguns pontos da cidade; a existência de uma faixa exclusiva para motocicletas na Av. Fernandes Lima e na Via Expressa; e a criação de um estacionamento público para motos no centro de Maceió.
De acordo com Sampaio, o sindicato decidiu contemplar a pauta dos motoboys, aproveitando a visita da presidenta Dilma Rousseff à capital alagoana, em 18 de fevereiro, para o anúncio do investimento de R$ 400 milhões do PAC 2 nas obras de mobilidade urbana no estado. “O ofício foi entregue ao superintendente de trânsito, e já há uma equipe técnica estudando a aplicação das petições”, afirmou.
O presidente também tem acompanhado de perto o andamento do Projeto de Lei (PL 2865/11), que permitirá aos motociclistas que trabalham com o transporte de passageiros e mercadorias receberem dos patrões um adicional de periculosidade de 30% sobre o salário. “Estamos participando de todas as reuniões e audiências da pauta e temos esperança de que a PL, em breve, irá para sanção da presidenta”, finalizou Sampaio.







