Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindpd-SP promove seminário sobre os desafios das mulheres no setor de TI; inscreva-se

Sindpd-SP promove seminário sobre os desafios das mulheres no setor de TI; inscreva-se

Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Sindpd-SP anunciou a realização do seminário “Desafios para o Empoderamento Feminino no Setor de TI”. O objetivo do encontro – marcado para o dia 26 de março – é discutir e promover ações práticas para o combate ao assédio sexual e moral, a implementação da igualdade salarial, além de estratégias para a formação, qualificação e ampliação da presença feminina no setor de TI.

Leia: Dia da Mulher: momento de reflexão para uma sociedade mais justa

O evento será na sede do sindicato, localizada na região central da capital paulista, e contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (a confirmar) e uma representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, que farão a abertura do seminário ao lado do presidente do Sindpd e da CSB, Antonio Neto, a partir das 8h30. Inscreva-se e participe clicando aqui.

No primeiro painel do dia, o tema em discussão será o combate ao assédio sexual e moral dentro do ambiente de trabalho no âmbito do setor de TI. O painel será conduzido pela advogada Augusta Raeffray, coordenadora jurídica da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf), que apresentará casos reais e medidas adotadas nesses casos.

Outro tema que será debatido é a aplicação da nova lei de igualdade salarial, que entrou em vigor em 2023, em painel mediado pela Dra. Cristina Gerhardt Benedetti, procuradora do Trabalho e gerente nacional do Projeto Estratégico Sindicalismo e Diversidade da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho (MPT), que discutirá a respeito de estratégias possíveis para a realização de diagnósticos salariais e correção de discrepâncias.

No painel “Formação e Qualificação para Inserção de Mulheres em TI”, a CEO da Soul Code, Carmela Bosrt, fará uma análise do cenário atual da presença feminina no setor de TI, discutirá estratégias para incentivar a formação técnica e superior de mulheres e o desenvolvimento de programas de mentoria e capacitação para mulheres.

Já Andréa Thomé, líder da Womcy (Women in Cybersecurity) no Brasil, conduzirá uma discussão sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres no setor e como superá-los. Além disso, apresentará iniciativas bem-sucedidas de inclusão e diversidade e debaterá a respeito do papel dos Recursos Humanos (RH) na mudança da cultura empresarial, via de regra, comandada por homens. A Womcy é uma organização composta por mulheres, com foco no desenvolvimento de cibersegurança na América Latina.

Veja também: Nota das centrais: patrões querem manter misoginia contra as trabalhadoras

O painel também contará com a participação da analista de dados e performance tester Daniela Barbosa, que representará o Cantinho das QA?s, uma comunidade formada para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor onde mulheres possam se apoiar, aprender e compartilhar suas experiências. Para fechar o dia, a empresária, pedagoga e professora universitária Maria Auxiliadora Camargo Marques vai apresentar estratégias e programas de qualificação que serão incorporados no Sindplay (conheça o “Netflix de TI” clicando aqui), voltados para melhorar a atuação de gestores nas empresas.

Confira a programação completa abaixo:

Seminário Desafios para a inclusão Feminina no Setor de Tecnologia da Informação
Data: 26 de Março
Local: Av. Angélica, 35, Santa Cecília (Sede do Sindpd)
Horário: 08h às 17h

8h30 – Abertura
Cida Gonçalves, ministra das Mulheres (a confirmar)
Representante do Ministério da Ciência e Tecnologia
Antonio Neto, presidente do Sindpd e da CSB

9h30 – Painel 1: “Combate ao Assédio Sexual e Moral no Ambiente de TI”
Dra. Augusta Raefray – Coordenadora Jurídica da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf)

10h15 – Painel 2: “Aplicação e Cuidados com a Nova Lei de Igualdade Salarial”
Dra. Cristina Gerhardt Benedetti – Procuradora do Trabalho e gerente nacional do Projeto Estratégico Sindicalismo e Diversidade da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho (MPT)

11h30 – Painel 3: “Formação e Qualificação para Inserção de Mulheres em TI”
Carmela Bosrt – Ex-vice-presidente da Oracle, Infor e Aon e atual CEO da Soul Code

12h30 – Intervalo

14h00 – Painel 4: “Desafios para Ampliar a Presença Feminina no Setor de TI”
Andréa Thomé – Womcy (Women in Cybersecurity)
Daniela Barbosa – Cantinho das QA?s

15h15 – Painel 5: “Projeto de Qualificação para Comunicação e Gestão Eficaz”
Maria Auxiliadora Camargo Marques – Empresária, pedagoga e professora universitária

16h30 – Encerramento