Central dos Sindicatos Brasileiros

Dia da Mulher: momento de reflexão para uma sociedade mais justa

Dia da Mulher: momento de reflexão para uma sociedade mais justa

A CSB parabeniza nossas companheiras sindicalistas em todo o Brasil que mantém viva a luta por igualdade entre homens e mulheres. Compartilhamos também esta mensagem da líder do movimento feminino da CSB, Antonieta Dorledo de Faria, a Tieta, sobre este dia:

“Nesta sexta-feira, 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, data simbólica na luta pela igualdade de direitos e contra todas as formas de violência e discriminação ainda existentes em nossa sociedade.

É importante ressaltar que, mesmo com todos os avanços e mudanças ocorridas, ainda há muito o que ser feito. Portanto, além de exaltar as conquistas importantes ao longo da história, este deve ser, principalmente, um momento de reflexão sobre o que ainda falta para que possamos verdadeiramente ter uma sociedade mais justa para todas as mulheres.

Mesmo com leis que asseguram direitos, na prática, a misoginia ainda está presente em diversas áreas da nossa sociedade.

Além de intensificar a conscientização, é necessário um trabalho constante, junto às autoridades competentes, para que tenhamos, cada vez mais, políticas públicas com foco nos direitos das mulheres e que acabem com todos os tipos de violência ainda enfrentados por elas.

Como mulher sindicalista, que atua há anos à frente de uma entidade sindical, a minha luta também será sempre por mais oportunidades no mercado de trabalho e melhorias salariais, que assegurem a independência financeira das mulheres. Afinal, esse é, sem dúvida, um ponto importante, já que, infelizmente, muitas mulheres ainda são obrigadas a lidar com diversos tipos de abusos por não ter condições de se manter.

É preciso também que haja mais investimentos e preparo em todos setores responsáveis, para que mulheres vítimas de violência sejam verdadeiramente acolhidas nestes locais.

E, acima de tudo, a luta pela valorização das mulheres tem que ser um processo diário, com mais espaços para que elas sejam ouvidas, só assim teremos condições de mudar a realidade atual.

Antonieta Dorledo (Tieta), secretária nacional da Mulher da CSB”

Leia também: Movimento de mulheres sindicalistas faz ação para divulgar lei da igualdade salarial