Central dos Sindicatos Brasileiros

Seminário em Juiz de Fora debate o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira

Seminário em Juiz de Fora debate o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira

CSB participou do evento que discutiu a situação econômica da região e contou com palestra do professor Marcelo Dulci

Nos dias 21 e 22 de março foi realizado o seminário “O Desenvolvimento Econômico da Zona da Mata Mineira”, organizado e sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para debater temas ligados ao crescimento da economia e os problemas que contribuíram para a decadência da região, como o fechamento de indústrias têxteis.

Coordenado pelos professores Marcelo Soares Dulci, pró-reitor de extensão e irmão do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência do governo Lula, Luis Dulci, e Flavio Takakura, pró-reitor de assuntos acadêmicos, o seminário contou com a presença de Cosme Nogueira, diretor da CSB, e de autoridades da Federação das Indústrias de Minas Gerais, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil.

Durante o seminário, os palestrantes apresentaram estatísticas que evidenciam o empobrecimento da Zona da Mata Mineira, uma região que, no passado, obteve um avanço econômico vindo das indústrias têxteis e da plantação de café. Para Marcelo Dulci, o evento serve como ferramenta de ação.

“Quando se faz um seminário como esse, cumpre-se um papel de ajudar a sociedade a refletir sobre os seus desafios. Fizemos todo um conjunto de discussões sobre como as universidades e outras instituições podem colaborar com o desenvolvimento regional”, explicou o professor.

Cosme Nogueira lamenta o empobrecimento da região, que tinha um futuro econômico promissor. Para ele, o seminário surge como um instrumento de denúncia contra o capital estrangeiro no Brasil e pela valorização do trabalhador bem remunerado, além da valorização da indústria nacional.

“Nesse debate, ficou claro que é essencial o apoio às pesquisas, à criação de novas empresas, ao pequeno e médio empresário, além do incentivo para que companhias brasileiras invistam na Zona da Mata”, pontuou o dirigente da CSB.

O encontro serviu também para a inauguração do escritório de coordenação de projetos da UFJF, que terá o objetivo de assessorar as prefeituras, câmaras de vereadores e os movimentos sociais na elaboração, gerenciamento e prestação de contas de projetos de melhoria e desenvolvimento da Zona da Mata, além de contribuir por meio de assessorias técnicas para a captação de recursos para fomentá-los.

“É importante criarmos um exemplo de escola de governo e cidadania, para capacitação e cursos, inclusive aqueles voltados para o movimento sindical. Com isso, ajudaremos a sociedade a refletir sobre o desenvolvimento da região”, finalizou o professor Marcelo Dulci.