Central dos Sindicatos Brasileiros

Semana Nacional da Execução Trabalhista acontece em setembro

Semana Nacional da Execução Trabalhista acontece em setembro

Iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) pretende agilizar a resolução de processos de dívidas trabalhistas em fase de execução

De 18 a 22 de setembro, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizará a Semana Nacional da Execução Trabalhista. Com o slogan “Todo processo precisa de um ponto final”, a ação tem o objetivo de estimular a solução de processos com dívidas trabalhistas em fase de execução.

Durante a Semana, serão realizados mutirões em todas as regiões do País, nos quais magistrados e servidores dos Tribunais Regionais do Trabalho executarão pesquisas destinadas à identificação de devedores e seus bens, convocarão audiências de conciliação, expedirão certidões de crédito, farão a contagem física e controle dos processos de execução, entre outras providências.

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho, em 2016 foram arrecadados R$ 800 milhões para o pagamento de dívidas trabalhistas. O coordenador da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista, ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Mascarenhas Brandão, declarou ao portal do TST que a iniciativa é fundamental para a Justiça do Trabalho.

“O sentimento de justiça não pode ser só expectativa, mas uma realidade. A efetividade da execução deve ser plena, já que, sem isso, ganhar o processo se torna uma promessa vazia”, disse Mascarenhas Brandão ao site do Tribunal.

Mais informações podem ser obtidas no portal do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em www.csjt.jus.br/execucao.