SASERS promove seminário sobre Serviço Social Clínico em Porto Alegre

Evento, que acontecerá em setembro, comemora 59 anos da Entidade no movimento sindical

Em celebração ao 59º aniversário do Sindicato dos Assistentes Sociais no estado do Rio Grande do Sul (SASERS), a Entidade, com o apoio da CSB, promoverá, no dia 22/09, o seminário “Serviço Social Clínico – Um debate inadiável”. Com uma programação de palestras e roda de conversas, os participantes discutirão o exercício de práticas terapêuticas, proibido aos assistentes sociais pelo conjunto do Conselho Federal e Conselho Regional (CFESS/CRESS) da categoria em 2009. O evento acontecerá em Porto Alegre (RS) e as vagas são limitadas.

Organizado para proporcionar a profissionais e estudantes um ambiente aberto ao amplo debate acerca das perspectivas futuras da área, o seminário visa examinar o cenário atual por meio das análises de expoentes do setor.

Sonia Martins Seixas, assistente social e psicanalista premiada internacionalmente pela American Association for Psychoanalysis in Clinical Social Work (AAPCSW), e Rosane Brusius de Moraes, assistente social da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (AGATEFF), são duas das especialistas convidadas para ministrar as palestras “Serviço Social, Saúde Mental, Subjetividade, Cuidado e Prática Clínica” e “Serviço Social Clínico – Mercado de Trabalho e Formação Profissional”, respectivamente.

De acordo com a presidente do SASERS e 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da CSB, Eliane Gerber – que também dividirá o palco com Rosane Brusius na segunda palestra do dia – “está mais do que na hora de enfrentar estes assuntos publicamente e ouvir o que a categoria tem a dizer”.

“Depois da decisão do CFESS/CRESS, milhares de profissionais qualificados ao trabalho terapêutico estão fora do mercado e podem sofrer processos porque as entidades consideram a prática do serviço social clínico contrária ao código de ética da profissão. Precisamos reavivar a discussão e reivindicar que os Conselhos revejam essa resolução ultrapassada porque entendemos que ela é um fator limitante ao exercício da assistência social”, afirma Gerber.

Ainda segundo a dirigente, o conjunto de Conselhos “se negam a vir a público” argumentar sua posição, assim como defendem a inutilidade dos sindicatos do setor sem uma explicação consistente. “Vamos ousar, ser protagonistas mais uma vez. Somos o primeiro sindicato da categoria no Brasil e resistimos bravamente ao período de desmobilização do movimento na década de 1980. Continuaremos firmes na prática sindical e realizaremos este encontro como marco da nossa luta”, destaca a presidente do SASERS.

A inscrição para o seminário é gratuita e interessados precisam se cadastrar neste link. Participantes também devem doar 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) no dia do encontro, que será encaminhado ao banco de alimentos de Porto Alegre, e terão direito a certificado entregue no seminário. O vice-presidente da CSB João Alberto Fernandes e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais da Bahia (SASB), Marleide Castro, também estarão presentes no evento.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil