SASERS promove seminário sobre Serviço Social Clínico em Porto Alegre

Evento, que acontecerá em setembro, comemora 59 anos da Entidade no movimento sindical

Em celebração ao 59º aniversário do Sindicato dos Assistentes Sociais no estado do Rio Grande do Sul (SASERS), a Entidade, com o apoio da CSB, promoverá, no dia 22/09, o seminário “Serviço Social Clínico – Um debate inadiável”. Com uma programação de palestras e roda de conversas, os participantes discutirão o exercício de práticas terapêuticas, proibido aos assistentes sociais pelo conjunto do Conselho Federal e Conselho Regional (CFESS/CRESS) da categoria em 2009. O evento acontecerá em Porto Alegre (RS) e as vagas são limitadas.

Organizado para proporcionar a profissionais e estudantes um ambiente aberto ao amplo debate acerca das perspectivas futuras da área, o seminário visa examinar o cenário atual por meio das análises de expoentes do setor.

Sonia Martins Seixas, assistente social e psicanalista premiada internacionalmente pela American Association for Psychoanalysis in Clinical Social Work (AAPCSW), e Rosane Brusius de Moraes, assistente social da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (AGATEFF), são duas das especialistas convidadas para ministrar as palestras “Serviço Social, Saúde Mental, Subjetividade, Cuidado e Prática Clínica” e “Serviço Social Clínico – Mercado de Trabalho e Formação Profissional”, respectivamente.

De acordo com a presidente do SASERS e 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da CSB, Eliane Gerber – que também dividirá o palco com Rosane Brusius na segunda palestra do dia – “está mais do que na hora de enfrentar estes assuntos publicamente e ouvir o que a categoria tem a dizer”.

“Depois da decisão do CFESS/CRESS, milhares de profissionais qualificados ao trabalho terapêutico estão fora do mercado e podem sofrer processos porque as entidades consideram a prática do serviço social clínico contrária ao código de ética da profissão. Precisamos reavivar a discussão e reivindicar que os Conselhos revejam essa resolução ultrapassada porque entendemos que ela é um fator limitante ao exercício da assistência social”, afirma Gerber.

Ainda segundo a dirigente, o conjunto de Conselhos “se negam a vir a público” argumentar sua posição, assim como defendem a inutilidade dos sindicatos do setor sem uma explicação consistente. “Vamos ousar, ser protagonistas mais uma vez. Somos o primeiro sindicato da categoria no Brasil e resistimos bravamente ao período de desmobilização do movimento na década de 1980. Continuaremos firmes na prática sindical e realizaremos este encontro como marco da nossa luta”, destaca a presidente do SASERS.

A inscrição para o seminário é gratuita e interessados precisam se cadastrar neste link. Participantes também devem doar 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) no dia do encontro, que será encaminhado ao banco de alimentos de Porto Alegre, e terão direito a certificado entregue no seminário. O vice-presidente da CSB João Alberto Fernandes e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais da Bahia (SASB), Marleide Castro, também estarão presentes no evento.

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)