Evento, que acontecerá em setembro, comemora 59 anos da Entidade no movimento sindical
Em celebração ao 59º aniversário do Sindicato dos Assistentes Sociais no estado do Rio Grande do Sul (SASERS), a Entidade, com o apoio da CSB, promoverá, no dia 22/09, o seminário “Serviço Social Clínico – Um debate inadiável”. Com uma programação de palestras e roda de conversas, os participantes discutirão o exercício de práticas terapêuticas, proibido aos assistentes sociais pelo conjunto do Conselho Federal e Conselho Regional (CFESS/CRESS) da categoria em 2009. O evento acontecerá em Porto Alegre (RS) e as vagas são limitadas.
Organizado para proporcionar a profissionais e estudantes um ambiente aberto ao amplo debate acerca das perspectivas futuras da área, o seminário visa examinar o cenário atual por meio das análises de expoentes do setor.
Sonia Martins Seixas, assistente social e psicanalista premiada internacionalmente pela American Association for Psychoanalysis in Clinical Social Work (AAPCSW), e Rosane Brusius de Moraes, assistente social da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (AGATEFF), são duas das especialistas convidadas para ministrar as palestras “Serviço Social, Saúde Mental, Subjetividade, Cuidado e Prática Clínica” e “Serviço Social Clínico – Mercado de Trabalho e Formação Profissional”, respectivamente.
De acordo com a presidente do SASERS e 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da CSB, Eliane Gerber – que também dividirá o palco com Rosane Brusius na segunda palestra do dia – “está mais do que na hora de enfrentar estes assuntos publicamente e ouvir o que a categoria tem a dizer”.
“Depois da decisão do CFESS/CRESS, milhares de profissionais qualificados ao trabalho terapêutico estão fora do mercado e podem sofrer processos porque as entidades consideram a prática do serviço social clínico contrária ao código de ética da profissão. Precisamos reavivar a discussão e reivindicar que os Conselhos revejam essa resolução ultrapassada porque entendemos que ela é um fator limitante ao exercício da assistência social”, afirma Gerber.
Ainda segundo a dirigente, o conjunto de Conselhos “se negam a vir a público” argumentar sua posição, assim como defendem a inutilidade dos sindicatos do setor sem uma explicação consistente. “Vamos ousar, ser protagonistas mais uma vez. Somos o primeiro sindicato da categoria no Brasil e resistimos bravamente ao período de desmobilização do movimento na década de 1980. Continuaremos firmes na prática sindical e realizaremos este encontro como marco da nossa luta”, destaca a presidente do SASERS.
A inscrição para o seminário é gratuita e interessados precisam se cadastrar neste link. Participantes também devem doar 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) no dia do encontro, que será encaminhado ao banco de alimentos de Porto Alegre, e terão direito a certificado entregue no seminário. O vice-presidente da CSB João Alberto Fernandes e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais da Bahia (SASB), Marleide Castro, também estarão presentes no evento.