Reuniões da CSB em Minas Gerais fortalecem e ampliam os trabalhos da entidade

Serrania, CSB

Ações junto aos sindicatos comprovam o trabalho de representação da Central com seus filiados

A primeira semana de julho foi intensa para a CSB em Minas Gerais. O diretor da Central Cosme Nogueira visitou 11 cidades do sul e sudoeste de Minas Gerais. Os municípios de Camanducaia, Cambuí, Cambuquira, Carmo do Rio Claro, Guaxupé, Monte Belo, Muzambinho, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Serrania e Varginha tiveram a presença do dirigente – sempre acompanhado pelo assessor jurídico Eldbrendo Monteiro – para tratar questões de interesses dos servidores públicos da região.

Cambuquira – o objetivo desta visita foi dar apoio à presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Claudia Helena Soares, que revelou o descaso do prefeito Evanderson Xavier com a categoria. “Temos uma pauta extensa de reivindicações, inclusive a elaboração de um Plano de Cargos e Carreiras, e queremos um diálogo com a prefeitura”, disse a dirigente.

Camanducaia ‑ nesta reunião, o Sindicato dos Servidores Públicos da cidade se filiou à CSB. Cosme Nogueira orientou a direção da entidade sobre as ações da CSB na defesa dos trabalhadores. Para Tadeu Machado, presidente do sindicato, a filiação é um grande passo para Camanducaia. “Tenho certeza de que, com a parceria, o respaldo e o suporte da Central, teremos mais força para fazer as nossas reivindicações e avançar politicamente”, comemorou.

Serrania – a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rose Bastos, destacou o apoio que vem recebendo da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (FESERP-MG) – da qual Cosme Nogueira é presidente – e da CSB. “Antes não conseguíamos nem contato, agora os servidores se sentem amparados”, afirmou. A visita a Serrania também serviu para que o diretor da Central debatesse com o prefeito Lúcio Dias (PT) a reformulação do Plano de Cargos e Salários, e o atraso nos pagamentos aos servidores. O prefeito se comprometeu a regularizar a situação em agosto.

São Sebastião do Paraíso – foram discutidos com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rejane Tenório, os problemas, as conquistas e a busca constante pelo bem-estar do servidor público.

Guaxupé e Muzambinhocom os presidentes dos sindicatos de Guaxupé, Ana Claudia Gurgel Fernandes, e de Muzambinho, Carlúcio da Cruz, foram feitas duas reuniões para debater soluções para os problemas dos servidores, além da criação de uma regional da FESERP-MG no Sul de Minas.

Carmo do Rio Claro – no encontro, a diretora de Comunicação e Assuntos Culturais do Sindicato dos Servidores Públicos, Selma Oliveira, definiu a convocação da diretoria da entidade para definir a filiação do sindicato à FESERP-MG e à CSB. Selma elogiou o trabalho de Cosme Nogueira à frente da Federação.

Encontros promissores

Varginha – o diretor da CSB ressaltou a importância do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade (Sindserva) na história da criação da Federação.

Cambuí e Pouso Alegre ‑ os presidentes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais, João Carlos Brito e Luiz Antônio Campanha, receberam Cosme Nogueira e iniciaram com o diretor as negociações de filiação das duas entidades.

Monte Belo ‑ a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Vanusa Cristina Cardoso, destacou a “transparência, a democracia e os ideais” que nortearam o surgimento da FESERP-MG e da CSB.

Cinco sindicatos de servidores públicos de MG filiam-se à CSB

Os Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Aguanil, Campo Belo, Candeias, Cristais e Santana do Jacaré agora contam com o apoio da FESERP-MG da CSB. A filiação foi firmada no dia 10 de julho, em reunião realizada em Campo Belo. O presidente do sindicato da região, Laércio Cristino Martins, definiu o momento: “Já estamos unidos e organizados, mas esse apoio superior, de uma federação e de uma central sindical, vai nos fortalecer mais ainda”.

Campo Belo, CSB, Minas Gerais

É essa também a expectativa do presidente do Sindicato de Aguanil, Elismarcis Ribeiro Campos. “Fico satisfeito em saber que temos agora novos parceiros, com quem podemos contar para fortalecer a categoria”, comemorou Campos.

A presidente do Sindicato de Santana do Jacaré, Ana Lúcia Gonçalves Souto, destacou que com o apoio da FESERP-MG e da CSB será possível lutar com mais força contra a “perseguição política” sofrida na sua cidade, além de contar com uma boa assessoria jurídica. O represente do Sindicato de Cristais, Afonso Celso Leitão, ressaltou a abertura do diálogo. “Sabemos agora que seremos ouvidos”, resumiu.

Para Cosme Nogueira, o crescimento da Central representa também a responsabilidade de atender esses sindicatos. “A CSB está crescendo cada vez mais e dando um salto de qualidade. Trata-se de uma central nova, que tem acolhido vários sindicatos, e com um projeto de base bem aceito. Isso nos estimula e nos faz incansáveis na meta de atingir representatividade junto ao governo”, declarou o dirigente.

Com informações da assessoria da FESERP-MG

Compartilhe:

Leia mais
CSB no Forum Interconselhos 2024
Governo retoma Fórum Interconselhos com G20 Social e Plano Clima em foco; CSB participa
reuniões centrais sindicais 16 e 18 julho
Centrais realizam reuniões por região nos dias 16 e 18 de julho sobre agenda legislativa; participe
reunião CNT 10-7-24
CNT discute ação coordenada diante de transformações no mercado de trabalho
Ernesto e Álvaro CSN reunião Consea
CSB indicará nome para substituir Lino de Macedo no Conselho de Segurança Alimentar
protesto servidores Ipsemg 9-7-24
Em meio a protestos dos servidores, projeto que altera regras do Ipsemg tem votação adiada
ministro do trabalho luiz marinho saqui aniversário fgts
Ministro do Trabalho quer fim do bloqueio do FGTS para quem optou por saque-aniversário
regra-nas-relacoes-de-trabalho-clemente-ganz-lucio
Clemente Ganz: Negociação coletiva e a estratégia de desenvolvimento produtivo
Projeto de lei motoristas em apps
Centrais sindicais criticam alterações em projeto de motoristas em apps
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social