Central dos Sindicatos Brasileiros

Reuniões da CSB em Minas Gerais fortalecem e ampliam os trabalhos da entidade

Reuniões da CSB em Minas Gerais fortalecem e ampliam os trabalhos da entidade

Serrania, CSB

Ações junto aos sindicatos comprovam o trabalho de representação da Central com seus filiados

A primeira semana de julho foi intensa para a CSB em Minas Gerais. O diretor da Central Cosme Nogueira visitou 11 cidades do sul e sudoeste de Minas Gerais. Os municípios de Camanducaia, Cambuí, Cambuquira, Carmo do Rio Claro, Guaxupé, Monte Belo, Muzambinho, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Serrania e Varginha tiveram a presença do dirigente – sempre acompanhado pelo assessor jurídico Eldbrendo Monteiro – para tratar questões de interesses dos servidores públicos da região.

Cambuquira – o objetivo desta visita foi dar apoio à presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Claudia Helena Soares, que revelou o descaso do prefeito Evanderson Xavier com a categoria. “Temos uma pauta extensa de reivindicações, inclusive a elaboração de um Plano de Cargos e Carreiras, e queremos um diálogo com a prefeitura”, disse a dirigente.

Camanducaia ‑ nesta reunião, o Sindicato dos Servidores Públicos da cidade se filiou à CSB. Cosme Nogueira orientou a direção da entidade sobre as ações da CSB na defesa dos trabalhadores. Para Tadeu Machado, presidente do sindicato, a filiação é um grande passo para Camanducaia. “Tenho certeza de que, com a parceria, o respaldo e o suporte da Central, teremos mais força para fazer as nossas reivindicações e avançar politicamente”, comemorou.

Serrania – a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rose Bastos, destacou o apoio que vem recebendo da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (FESERP-MG) – da qual Cosme Nogueira é presidente – e da CSB. “Antes não conseguíamos nem contato, agora os servidores se sentem amparados”, afirmou. A visita a Serrania também serviu para que o diretor da Central debatesse com o prefeito Lúcio Dias (PT) a reformulação do Plano de Cargos e Salários, e o atraso nos pagamentos aos servidores. O prefeito se comprometeu a regularizar a situação em agosto.

São Sebastião do Paraíso – foram discutidos com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rejane Tenório, os problemas, as conquistas e a busca constante pelo bem-estar do servidor público.

Guaxupé e Muzambinhocom os presidentes dos sindicatos de Guaxupé, Ana Claudia Gurgel Fernandes, e de Muzambinho, Carlúcio da Cruz, foram feitas duas reuniões para debater soluções para os problemas dos servidores, além da criação de uma regional da FESERP-MG no Sul de Minas.

Carmo do Rio Claro – no encontro, a diretora de Comunicação e Assuntos Culturais do Sindicato dos Servidores Públicos, Selma Oliveira, definiu a convocação da diretoria da entidade para definir a filiação do sindicato à FESERP-MG e à CSB. Selma elogiou o trabalho de Cosme Nogueira à frente da Federação.

Encontros promissores

Varginha – o diretor da CSB ressaltou a importância do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade (Sindserva) na história da criação da Federação.

Cambuí e Pouso Alegre ‑ os presidentes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais, João Carlos Brito e Luiz Antônio Campanha, receberam Cosme Nogueira e iniciaram com o diretor as negociações de filiação das duas entidades.

Monte Belo ‑ a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Vanusa Cristina Cardoso, destacou a “transparência, a democracia e os ideais” que nortearam o surgimento da FESERP-MG e da CSB.

Cinco sindicatos de servidores públicos de MG filiam-se à CSB

Os Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Aguanil, Campo Belo, Candeias, Cristais e Santana do Jacaré agora contam com o apoio da FESERP-MG da CSB. A filiação foi firmada no dia 10 de julho, em reunião realizada em Campo Belo. O presidente do sindicato da região, Laércio Cristino Martins, definiu o momento: “Já estamos unidos e organizados, mas esse apoio superior, de uma federação e de uma central sindical, vai nos fortalecer mais ainda”.

Campo Belo, CSB, Minas Gerais

É essa também a expectativa do presidente do Sindicato de Aguanil, Elismarcis Ribeiro Campos. “Fico satisfeito em saber que temos agora novos parceiros, com quem podemos contar para fortalecer a categoria”, comemorou Campos.

A presidente do Sindicato de Santana do Jacaré, Ana Lúcia Gonçalves Souto, destacou que com o apoio da FESERP-MG e da CSB será possível lutar com mais força contra a “perseguição política” sofrida na sua cidade, além de contar com uma boa assessoria jurídica. O represente do Sindicato de Cristais, Afonso Celso Leitão, ressaltou a abertura do diálogo. “Sabemos agora que seremos ouvidos”, resumiu.

Para Cosme Nogueira, o crescimento da Central representa também a responsabilidade de atender esses sindicatos. “A CSB está crescendo cada vez mais e dando um salto de qualidade. Trata-se de uma central nova, que tem acolhido vários sindicatos, e com um projeto de base bem aceito. Isso nos estimula e nos faz incansáveis na meta de atingir representatividade junto ao governo”, declarou o dirigente.

Com informações da assessoria da FESERP-MG