Receita antecipa última lote da restituição do Imposto de Renda 2025 e finaliza pagamentos

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2) que antecipou o último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-base 2024. Inicialmente previsto para cinco lotes, o cronograma foi concluído ainda em agosto, com o pagamento do quarto lote.

Segundo o órgão, a agilidade no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes com direito ao ressarcimento recebessem os valores antes da data limite de setembro. Ao todo, já foram pagos R$ 36,9 bilhões em restituições, distribuídos a partir de 22,67 milhões de declarações.

LEIA: Ipea: mais ricos precisam pagar 14% de Imposto de Renda para se equiparar à classe média

Com a antecipação, não haverá mais um quinto lote. De acordo com a Receita, apenas os contribuintes que caíram na malha fina ainda não receberam. Nestes casos, a declaração foi retida para verificação de inconsistências ou pendências de informações.

Cronograma de restituições em 2025

• 1º lote: 30 de maio
• 2º lote: 30 de junho
• 3º lote: 31 de julho
• 4º lote: 29 de agosto
• 5º lote: 30 de setembro (cancelado após a antecipação)

Quem deseja confirmar se foi contemplado no último lote pode consultar a página da Receita Federal na internet. A ferramenta “Meu Imposto de Renda” permite acesso ao extrato de processamento da declaração, onde o contribuinte pode verificar sua situação.

Em casos de pendência, a Receita orienta que o contribuinte retifique a declaração, corrigindo eventuais informações incorretas para regularizar o processo.

E se eu não receber a restituição?

Caso não haja pendência e o depósito não foi efetuado na conta indicada, o que pode acontecer caso ela esteja inativa, por exemplo, o valor ficará disponível para saque no Banco do Brasil pelo prazo de um ano. Nessas situações, o titular pode solicitar o agendamento da transferência do valor para qualquer conta em seu nome. O agendamento é feito pelo Portal do BB ou através da Central de Relacionamento da instituição, pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).

Com informações de g1
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Compartilhe: