Ministros e representantes dos pescadores discutem medidas em defesa da categoria

A CSB participou nesta quarta-feira (24) de uma reunião com os ministros Wellingon Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e André de Paula (Pesca e Aquicultura) e representantes dos pescadores em que se debateu projetos relacionados ao combate à fome e ao desenvolvimento das comunidades ribeirinhas.

Na ocasião, os ministros anunciaram três parcerias para que visam garantir proteção social, inclusão socioeconômica e segurança alimentar aos pescadores, que vêm sofrendo graves dificuldades devido à seca na região Norte. Secretário geral do Sindicato dos Pescadores do Amazonas, Pedro Brasil representou a CSB e sua categoria no encontro.

Veja também: Sindicato dos Pescadores do AM recebe kits de proteção e apresenta demandas ao governo

“A ideia é garantir que a gente tenha a rede SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social) integrada com o Ministério da Pesca e Aquicultura e com as entidades, para que a gente celebre um protocolo para garantir com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) as condições de acompanhamento de benefícios, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros”, explicou Welligton Dias.

Outro projeto encaminhado na reunião trata da ampliação do Programa Fomento Rural para os pescadores. Pela iniciativa, famílias de baixa renda recebem recurso de R$ 4,6 mil, não reembolsável, para investir na produção, além de terem capacitação técnica.

“É trabalhar o incentivo à produção via Fomento Rural, um programa que a gente tem dentro do MDS, que trabalha também a área da pesca. Integrado com a compra de alimentos, entra a pesca”, contou Dias.

Por fim, também foi abordado um projeto de desenvolvimento da aquaponia urbana, voltado para os beneficiários do Bolsa Família. A aquaponia é um sistema de produção que combina a criação de peixes com o cultivo de plantas em um ambiente integrado. A iniciativa busca promover a segurança alimentar e a geração de renda por meio da produção sustentável de alimentos saudáveis.

“Com o MDS, nós temos celebrado parcerias muito importantes, sobretudo para o pescador e para a pescadora artesanal. Parcerias que visam a combater a fome, apoiar o pescador e a pescadora”, disse o ministro André de Paula.

Seguro Defeso e Bolsa Família

Desde este mês, os pescadores artesanais que recebem o Seguro Defeso não têm mais o valor descontado no benefício recebido pelo Bolsa Família. Essa mudança era uma das granes demandas de pescadores e pescadoras que ficavam desamparados por meses até voltar a receber o antigo Auxílio Brasil.

“Agradeço ao governo Lula pela medida do pescador poder receber Seguro Defeso e Bolsa Família, porque a angústia dessas pessoas, a gente pode falar porque sentia na pele, a gente via o sofrimento de uma mãe, de um pai de família, que muitas vezes recebia o Seguro Defeso e ia voltar a receber o antigo Auxílio Brasil praticamente quando voltava a receber um novo Seguro Defeso”, contou Edivando Soares, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).

As entidades presentes também discutiram formas de colaborar com o combate à fome. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, essa parceria é fundamental para ampliar o alcance das ações governamentais.

“O apoio com a integração voltada para o estímulo à produção, ao beneficiamento, até à comercialização. Acho que vai ser um salto muito importante”, afirmou Dias.

Informações: MDS

Fotos: Imprensa CSB

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara