Central dos Sindicatos Brasileiros

Ministros e representantes dos pescadores discutem medidas em defesa da categoria

Ministros e representantes dos pescadores discutem medidas em defesa da categoria

A CSB participou nesta quarta-feira (24) de uma reunião com os ministros Wellingon Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e André de Paula (Pesca e Aquicultura) e representantes dos pescadores em que se debateu projetos relacionados ao combate à fome e ao desenvolvimento das comunidades ribeirinhas.

Na ocasião, os ministros anunciaram três parcerias para que visam garantir proteção social, inclusão socioeconômica e segurança alimentar aos pescadores, que vêm sofrendo graves dificuldades devido à seca na região Norte. Secretário geral do Sindicato dos Pescadores do Amazonas, Pedro Brasil representou a CSB e sua categoria no encontro.

Veja também: Sindicato dos Pescadores do AM recebe kits de proteção e apresenta demandas ao governo

“A ideia é garantir que a gente tenha a rede SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social) integrada com o Ministério da Pesca e Aquicultura e com as entidades, para que a gente celebre um protocolo para garantir com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) as condições de acompanhamento de benefícios, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros”, explicou Welligton Dias.

Outro projeto encaminhado na reunião trata da ampliação do Programa Fomento Rural para os pescadores. Pela iniciativa, famílias de baixa renda recebem recurso de R$ 4,6 mil, não reembolsável, para investir na produção, além de terem capacitação técnica.

“É trabalhar o incentivo à produção via Fomento Rural, um programa que a gente tem dentro do MDS, que trabalha também a área da pesca. Integrado com a compra de alimentos, entra a pesca”, contou Dias.

Por fim, também foi abordado um projeto de desenvolvimento da aquaponia urbana, voltado para os beneficiários do Bolsa Família. A aquaponia é um sistema de produção que combina a criação de peixes com o cultivo de plantas em um ambiente integrado. A iniciativa busca promover a segurança alimentar e a geração de renda por meio da produção sustentável de alimentos saudáveis.

“Com o MDS, nós temos celebrado parcerias muito importantes, sobretudo para o pescador e para a pescadora artesanal. Parcerias que visam a combater a fome, apoiar o pescador e a pescadora”, disse o ministro André de Paula.

Seguro Defeso e Bolsa Família

Desde este mês, os pescadores artesanais que recebem o Seguro Defeso não têm mais o valor descontado no benefício recebido pelo Bolsa Família. Essa mudança era uma das granes demandas de pescadores e pescadoras que ficavam desamparados por meses até voltar a receber o antigo Auxílio Brasil.

“Agradeço ao governo Lula pela medida do pescador poder receber Seguro Defeso e Bolsa Família, porque a angústia dessas pessoas, a gente pode falar porque sentia na pele, a gente via o sofrimento de uma mãe, de um pai de família, que muitas vezes recebia o Seguro Defeso e ia voltar a receber o antigo Auxílio Brasil praticamente quando voltava a receber um novo Seguro Defeso”, contou Edivando Soares, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).

As entidades presentes também discutiram formas de colaborar com o combate à fome. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, essa parceria é fundamental para ampliar o alcance das ações governamentais.

“O apoio com a integração voltada para o estímulo à produção, ao beneficiamento, até à comercialização. Acho que vai ser um salto muito importante”, afirmou Dias.

Informações: MDS

Fotos: Imprensa CSB