Professores, alunos e pais em Carpina (PE) fazem manifestação contra atrasos nos salários

Prefeitura gasta a verba do município com propagandas e eventos, em detrimento da única fonte de renda dos servidores

Professores, alunos, pais e cidadãos da cidade de Carpina, 70 km da capital pernambucana, protestaram na manhã desta segunda-feira (5), contra o descaso e desmandos da administração municipal em relação aos profissionais de educação e alunos da rede pública de ensino.

Mesmo debaixo de chuva, os manifestantes realizaram uma caminhada, que foi da sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carpina até a Secretária Municipal de Educação, passando também pela Prefeitura, onde os professores puderam discursar para o público.

Segundo a presidente do Sindicato dos Professores Públicos Municipais de Carpina, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Limoeiro, Paudalho, Vicência, Tracunhaém, Buenos Aires e Itaquitinga no Estado de Pernambuco (SINDPROFM) Maria das Mercês Silveira Coutinho, a Prefeitura não tem cumprido com os pagamentos.

“São muitos os compromissos atrasados como um terço de férias dos professores, das merendeiras, serviços gerais, garis, auxiliares de secretária e dos enfermeiros. Além do salário do mês de dezembro de 2016 dos professores ativos e aposentados, a revisão salarial anual de vencimentos iniciais, com reflexos nas demais graduações dos professores ativos e aposentados, de modo a preservar o poder aquisitivo dos educadores, que de acordo com Lei Federal determina o reajuste de 7,64%”, disse a presidente que ainda reivindica o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos aprovados em abril de 2016.

Ainda segundo Mercês, que é vice-presidente da CSB, a administração tem concedido aumento nos salários de secretários, contratados e comissionados, além de programar pagamentos de propagandas, pequenas reformas e da festa de São João mais cara da região.

“A manifestação foi muito boa, mas a imprensa não divulgou, isso porque o prefeito destinou o pagamento de R$ 700 mil para empresa de propaganda. Além de promoverem o maior São João da região. O Ministério Público (MP) não está nem aí, parece que estamos remando contra a maré”, completou a presidente, que garantiu que muitos funcionários estão fazendo empréstimos para cumprir com seus compromissos.

Se não bastasse o descaso, a administração não reconhece a entidade sindical que representa mais de 300 profissionais.

“Fizemos um pedido formal para a Secretária de Educação, mas devido à falta da nossa carta sindical, que está em processo no Ministério do Trabalho, a secretária diz que vai negociar com outro sindicato, que tem apesar 13 filiados. Esse sindicato é do patrão e não vai lutar pelos nossos direitos”, finalizou Mercês.

Apesar da administração municipal se negar a responder ao SINDPROFM, a entidade vai aguardar a resposta para o outro sindicato, e assim definir se realiza outra paralisação.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem