Professores, alunos e pais em Carpina (PE) fazem manifestação contra atrasos nos salários

Prefeitura gasta a verba do município com propagandas e eventos, em detrimento da única fonte de renda dos servidores

Professores, alunos, pais e cidadãos da cidade de Carpina, 70 km da capital pernambucana, protestaram na manhã desta segunda-feira (5), contra o descaso e desmandos da administração municipal em relação aos profissionais de educação e alunos da rede pública de ensino.

Mesmo debaixo de chuva, os manifestantes realizaram uma caminhada, que foi da sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carpina até a Secretária Municipal de Educação, passando também pela Prefeitura, onde os professores puderam discursar para o público.

Segundo a presidente do Sindicato dos Professores Públicos Municipais de Carpina, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Limoeiro, Paudalho, Vicência, Tracunhaém, Buenos Aires e Itaquitinga no Estado de Pernambuco (SINDPROFM) Maria das Mercês Silveira Coutinho, a Prefeitura não tem cumprido com os pagamentos.

“São muitos os compromissos atrasados como um terço de férias dos professores, das merendeiras, serviços gerais, garis, auxiliares de secretária e dos enfermeiros. Além do salário do mês de dezembro de 2016 dos professores ativos e aposentados, a revisão salarial anual de vencimentos iniciais, com reflexos nas demais graduações dos professores ativos e aposentados, de modo a preservar o poder aquisitivo dos educadores, que de acordo com Lei Federal determina o reajuste de 7,64%”, disse a presidente que ainda reivindica o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos aprovados em abril de 2016.

Ainda segundo Mercês, que é vice-presidente da CSB, a administração tem concedido aumento nos salários de secretários, contratados e comissionados, além de programar pagamentos de propagandas, pequenas reformas e da festa de São João mais cara da região.

“A manifestação foi muito boa, mas a imprensa não divulgou, isso porque o prefeito destinou o pagamento de R$ 700 mil para empresa de propaganda. Além de promoverem o maior São João da região. O Ministério Público (MP) não está nem aí, parece que estamos remando contra a maré”, completou a presidente, que garantiu que muitos funcionários estão fazendo empréstimos para cumprir com seus compromissos.

Se não bastasse o descaso, a administração não reconhece a entidade sindical que representa mais de 300 profissionais.

“Fizemos um pedido formal para a Secretária de Educação, mas devido à falta da nossa carta sindical, que está em processo no Ministério do Trabalho, a secretária diz que vai negociar com outro sindicato, que tem apesar 13 filiados. Esse sindicato é do patrão e não vai lutar pelos nossos direitos”, finalizou Mercês.

Apesar da administração municipal se negar a responder ao SINDPROFM, a entidade vai aguardar a resposta para o outro sindicato, e assim definir se realiza outra paralisação.

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio