Central dos Sindicatos Brasileiros

Presidente do Sintap dá entrevista à TVCA sobre crítica situação do Indea em plena campanha da aftosa

Presidente do Sintap dá entrevista à TVCA sobre crítica situação do Indea em plena campanha da aftosa

O Indea tem sido enfoque na mídia pelas deficiências que apresenta o Instituto, e que se mostra ainda mais gritante neste momento

O sistema agrícola, agrário e pecuário de Mato Grosso, apesar de ser o “carro-chefe” para o desenvolvimento do estado, tem sido protelado nas prioridades do governo estadual; prova disto a matéria veiculada na TV Centro América, que trata essencialmente do sistema online para a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), o qual devido à morosidade em seu funcionamento levou o Indea a prorrogar a campanha de vacinação contra febre aftosa até o dia 14 de maio, cuja previsão de término seria o final do referido mês.  Se no cotidiano normal das atividades, até porque se trata de um segmento que não pára, pelo próprio perfil agropecuário do estado, a valer em tempo de campanha acirrada contra a doença animal, que movimenta aceleradamente todas as unidades do Instituto, em consequência da movimentação dos pecuaristas.

Mas esta é apenas uma das vertentes que têm sido mostradas na mídia, em se tratando do sistema agropecuário, já que a estrutura do Indea como um todo tem sido tratada com certa negligência por parte do governo do estado, mesmo com a persistência do Sintap-MT nas mesas de reuniões com os gestores estaduais, que inclusive gerou documento no ano passado, o Ofício 912/2012, cujo acordo seria de realizar as demandas necessárias e urgentes a sistema. Entretanto, o compromisso, mesmo documentado, continua no papel, uma vez que nada foi concretizado em relação às reivindicações do sindicato. As imagens denotam a falta de servidores, cuja promessa era de convocar todos até meados do ano de 2013, e no momento mais crucial, o de campanha de vacinação, persiste a deficiência de recursos humanos para atendimento aos pecuaristas.

Além da presidente do Sintap, Diany Dias,  a gestora do Indea, Maria Auxiliadora, uma das entrevistadas, afirma nas frequentes reuniões com a diretoria do sindicato, que tem sido bastante realista com o gvovernador Silval Barbosa, até porque está a par da crítica situação das unidades do Indea em todo o estado, tanto pelas sua próprias visitações, como as visitas do Sintap e outras entidades, bem como do Ministério da Agricultura que esteve recentemente em auditoria no Instituto de Defesa Agropecária em Mato Grosso. E ainda, o representante da Acrimat, mais um dos entrevistados, reforçou o que a Associação tem constatado “in loco” nas unidades do Indea, no estradeiro realizado pela entidade para detectar as deficiências existentes.

Veja a matéria veiculada pela TVCA a respeito da crítica situação do Indea:

http://g1.globo.com/videos/mato-grosso/bom-dia-mt/t/edicoes/v/pecuaristas-reclamam-da-falta-de-estrutura-do-indea/2618406/

Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT