Em posse, ministro da Previdência promete “dignidade” a aposentados e pensionistas

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, esteve na posse do novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, nesta terça-feira (3) e demonstrou seu apoio ao trabalho que foi prometido para cuidar “com dignidade e respeito” dos aposentados e pensionistas do Brasil. 

“Contamos com a sensibilidade, liderança e altivez de Carlos Lupi para retomarmos o conceito de seguridade social pactuado na nossa Constituição. Um modelo baseado na pluralidade e na solidariedade, tão necessárias para o nosso país”, afirmou Neto. 

De acordo com Lupi, o país tem atualmente cerca de 37 milhões de beneficiários do INSS, com os quais tem uma dívida. “São 37 milhões de seres humanos, e precisam ser tratados com dignidade, com respeito. É o nosso dever. Não é peso, não é sacrifício, não é prejuízo, ao contrário, esse dinheiro é o dinheiro que circula com maior velocidade. 70% ganham um salário mínimo, são seres humanos humildes que ajudaram a construir a grande nação que somos hoje.” 

O ministro deu o exemplo também da importância desse grupo para a economia das cidades pequenas. “60% das prefeituras dos pequenos municípios do Brasil, de até 40 mil habitantes, só sobrevive por causa dos aposentados e pensionistas”, lembrou. 

Fila zero 

A principal tarefa dada por Lula ao ministro é zerar a fila de espera do INSS, o que Lupi falou que quer cumprir ainda este ano. Para isso, pediu a colaboração de prefeitos e governadores. “Quero acabar com essa fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado.” 

“A missão não será fácil. Além da correção conceitual, será preciso resgatar a gestão da Previdência Social como estrutura de Estado. São milhões de brasileiros humilhados nas filas de acesso aos benefícios e outros milhões que sofrem com os problemas operacionais”, comentou o presidente da CSB. 

Lupi anunciou também que deseja disponibilizar um portal da transparência a partir de março, para ajudar na celeridade do processo. Conforme explicou, o site mostrará todos os dados do INSS em tempo real, como quantos são os aposentados, os pensionistas, os beneficiários do BPC e o número de pedidos na fila. 

Reforma da Previdência 

Na ocasião, o ministro gerou polêmica ao falar sobre a Reforma da Previdência de 2019, que ele chamou de “antirreforma”. “Nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma da previdência, discutir com números”, afirmou em seu discurso de posse. 

A fala foi recebida como uma intenção de Lupi de revogar a reforma, o que ele negou em entrevista nesta quarta-feira (4). O ministro explicou que, na verdade, pretende rever alguns pontos que considera “injustos”, como a idade mínima de aposentadoria ser igual em todo país, apesar de a expectativa de vida ser diferente em cada região.  

“Falei em criar uma comissão quadripartite para analisar e propor ao Congresso Nacional a correção de alguns pontos que são injustos, e dei como exemplo a regionalização da idade mínima para as mulheres. O Brasil é um país continental e de realidades diferentes”, disse à CNN. 

A comissão quadripartite que ele pretende formar contaria com representantes da sindicatos patronais, de trabalhadores, de aposentados e do governo. 

Leia também: Ministra Esther Dweck quer reforma que valorize servidores e fala em reajuste

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil