Central dos Sindicatos Brasileiros

Ministro revoga portaria que prejudicaria trabalhadores do Porto de Santos

Ministro revoga portaria que prejudicaria trabalhadores do Porto de Santos

Portaria prejudicaria trabalhadores do Porto de Santos – A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou e revogou no intervalo de um dia uma portaria que afetava o principal plano previdenciário dos trabalhadores do setor.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, interveio no caso sob a justificativa de preservar as contribuições do porto paulista para o sistema Portus, entidade de previdência complementar. Após a determinação, o presidente da APS, Fernando Biral, revogou a medida.

A primeira portaria, de quinta-feira (19), criava um grupo de trabalho para estudar a saída da APS do gerenciamento do Portus. A APS é uma das 14 empresas que patrocinam a entidade. Na prática, a decisão colocava em xeque os repasses da unidade para o fundo geral de benefícios, o que poderia mexer com aposentadorias de 10 mil portuários.

No dia seguinte, sexta-feira (20), foi publicada a revogação do ato. Biral, que já estava no cargo antes da posse do ministro, deve ser substituído por França. O titular da área de portos no governo Lula (PT) é contra a concessão do porto de Santos, defendida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Fonte: Folha de S.Paulo