A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) convoca suas entidades filiadas para a Plenária da Classe Trabalhadora no dia 29 de abril em Brasília (DF). A concentração começa às 8h no estacionamento da Biblioteca Nacional, ao lado da Esplanada dos Ministérios.
A plenária é uma realização conjunta de todas as centrais sindicais e contará com a participação de milhares de trabalhadores para aprovação da atualização da pauta da classe trabalhadora, tendo como base o texto do Conclat 2022.
LEIA: Governo muda tabela do Imposto de Renda e renova isenção para até dois salários mínimos
Dentre as principais pautas que serão debatidas este ano estarão:
– Redução da jornada de trabalho sem redução salarial, incluindo fim da escala 6×1
– Regulamentação da Convenção 151 da OIT – pelo direito à negociação coletiva no serviço público
– Mudanças no Imposto de Renda, com isenção para salários até R$ 5 mil, e taxação de grandes fortunas
– Recuperação e ampliação dos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais
– Recuperação do poder de compra dos aposentados e pensionistas
Em seguida, os trabalhadores seguirão em marcha pela esplanada e entregarão a pauta da classe trabalhadora para o presidente Lula. Haverá também a entrega da agenda legislativa das centrais para os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além da agenda jurídica para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
O ato marcará também a última etapa da jornada rumo ao 1º de maio que tem sido promovida pelas centrais sindicais para retomar o significado do Dia do Trabalhador.
O 1º de maio das centrais sindicais será na capital paulista na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo, próximo ao metrô Santana. Haverá shows gratuitos de Fernando & Sorocaba, Edson & Hudson, Grupo Pixote, dentre outros, além do sorteio de dez carros 0km.