Pescadores artesanais devem cadastrar biometria para receber o seguro-defeso; saiba

Os pescadores artesanais que fizeram o pedido do benefício entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2024 já começaram a receber o pagamento. Já nos primeiros dias do ano, quase 380 mil pescadores tiveram seus pedidos analidados e concluídos automaticamente, informou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Outros 200,5 mil estão com o benefício em exigência (quando falta algum comprovante ou documento a ser apresentado pelo beneficiário), 72,9 mil estão com pendências e 4,9 mil tiveram o auxílio cancelado, mas podem fazer novos requerimentos. 

Leia também: Valores do seguro-desemprego para 2025 são reajustados pelo INPC; confira estimativa

Desde setembro de 2024, os pescadores precisam registrar a biometria para fazer o requerimento do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA) – o seguro-defeso – conforme determinado pela Lei 14.973. Ou seja, para receber o seguro-defeso é preciso ter o cadastro da digital. Além disso, o pescador tem que comprovar que executa sua atividade profissional ininterruptamente, de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar.

Os requerentes que não tiverem a biometria cadastrada terão 120 dias, a contar do pedido do auxílio, para regularizar a situação. Levantamento realizado no último dia 3 de janeiro aponta que, de 673,1 mil requerimentos analisados, aproximadamente 35,8 mil não têm biometria.

Para receber o seguro-defeso, os beneficiários devem ter sua biometria cadastrada na Carteira de Identidade Nacional (CIN), título eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a modernização dos sistemas, o reconhecimento do direito ao seguro defeso é feito automaticamente para os pescadores que já receberam o benefício anteriormente e que continuam na atividade, desde que não haja informação contrária na base de dados do governo federal.

Calendário de pagamento do seguro-defeso

O pagamento é feito em parcela única de R$ 2.824 e os créditos levam em conta o dígito final do CPF do requerente. Em janeiro, os depósitos foram feitos seguindo o seguinte cronograma:

CPF final 0 E 1 – 06/01/2025
CPF final 2 e 3 – 07/01/2025
CPF final 4 e 5 – 08/01/2025
CPF final 6 e 7 – 09/01/2025
CPF final 8 e 9 – 10/01/2025

Como requerer o seguro-defeso

O benefício pode ser requerido pela primeira vez pelo telefone 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h), pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo Meu INSS. Este pedido é realizado totalmente pela internet, e não é necessário ir ao INSS.

O requerimento também pode ser feito em entidades de pescadores que têm parceria com o INSS, como associações, colônias e sindicatos, que auxiliam com os pedidos. Quem entrou com o pedido e ainda não recebeu o benefício, deve verificar pelos mesmos canais de atendimento se há alguma pendência.

O que é o seguro-defeso

O auxílio é pago a pescadores artesanais que ficam proibidos de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de determinadas espécies, época em que a caça por esses animais é proibida ou controlada. 

Requisitos para receber o seguro-defeso

  • Exercer atividade pesqueira de forma ininterrupta (individualmente ou em regime de economia familiar);
  • Estar inscrito no Registro Geral de Pesca (RGP) há pelo menos 1 ano;
  • Comprovar o recolhimento da contribuição previdenciária referente à comercialização da sua produção, nos 12 meses imediatamente anteriores ao pedido do benefício ou desde o último período de defeso até o início do período atual, o que for menor;
  • Não receber Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou qualquer benefício previdenciário, exceto auxílio-acidente e pensão por morte limitado a um salário mínimo;
  • Não ter outra fonte de renda, diferente da pesca;
  • Cumprir o prazo de requerimento do benefício dentro (30 dias antes da data de início do defeso até o último dia do período de defeso).

Informações: Instituto Nacional do Seguro Social
Foto: Gésio Passos/Agência Brasil

Compartilhe:

Leia mais
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Novas regras de admissibilidade de recursos no TST entram em vigor em fevereiro
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano Oliveira, presidente do Sinserpu
como pedir o seguro-defeso
Pescadores artesanais devem cadastrar biometria para receber o seguro-defeso; saiba
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Haddad: Governo estuda manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda mudança alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal