Pescadores artesanais devem cadastrar biometria para receber o seguro-defeso; saiba

Os pescadores artesanais que fizeram o pedido do benefício entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2024 já começaram a receber o pagamento. Já nos primeiros dias do ano, quase 380 mil pescadores tiveram seus pedidos analidados e concluídos automaticamente, informou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Outros 200,5 mil estão com o benefício em exigência (quando falta algum comprovante ou documento a ser apresentado pelo beneficiário), 72,9 mil estão com pendências e 4,9 mil tiveram o auxílio cancelado, mas podem fazer novos requerimentos. 

Leia também: Valores do seguro-desemprego para 2025 são reajustados pelo INPC; confira estimativa

Desde setembro de 2024, os pescadores precisam registrar a biometria para fazer o requerimento do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA) – o seguro-defeso – conforme determinado pela Lei 14.973. Ou seja, para receber o seguro-defeso é preciso ter o cadastro da digital. Além disso, o pescador tem que comprovar que executa sua atividade profissional ininterruptamente, de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar.

Os requerentes que não tiverem a biometria cadastrada terão 120 dias, a contar do pedido do auxílio, para regularizar a situação. Levantamento realizado no último dia 3 de janeiro aponta que, de 673,1 mil requerimentos analisados, aproximadamente 35,8 mil não têm biometria.

Para receber o seguro-defeso, os beneficiários devem ter sua biometria cadastrada na Carteira de Identidade Nacional (CIN), título eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a modernização dos sistemas, o reconhecimento do direito ao seguro defeso é feito automaticamente para os pescadores que já receberam o benefício anteriormente e que continuam na atividade, desde que não haja informação contrária na base de dados do governo federal.

Calendário de pagamento do seguro-defeso

O pagamento é feito em parcela única de R$ 2.824 e os créditos levam em conta o dígito final do CPF do requerente. Em janeiro, os depósitos foram feitos seguindo o seguinte cronograma:

CPF final 0 E 1 – 06/01/2025
CPF final 2 e 3 – 07/01/2025
CPF final 4 e 5 – 08/01/2025
CPF final 6 e 7 – 09/01/2025
CPF final 8 e 9 – 10/01/2025

Como requerer o seguro-defeso

O benefício pode ser requerido pela primeira vez pelo telefone 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h), pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo Meu INSS. Este pedido é realizado totalmente pela internet, e não é necessário ir ao INSS.

O requerimento também pode ser feito em entidades de pescadores que têm parceria com o INSS, como associações, colônias e sindicatos, que auxiliam com os pedidos. Quem entrou com o pedido e ainda não recebeu o benefício, deve verificar pelos mesmos canais de atendimento se há alguma pendência.

O que é o seguro-defeso

O auxílio é pago a pescadores artesanais que ficam proibidos de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de determinadas espécies, época em que a caça por esses animais é proibida ou controlada. 

Requisitos para receber o seguro-defeso

  • Exercer atividade pesqueira de forma ininterrupta (individualmente ou em regime de economia familiar);
  • Estar inscrito no Registro Geral de Pesca (RGP) há pelo menos 1 ano;
  • Comprovar o recolhimento da contribuição previdenciária referente à comercialização da sua produção, nos 12 meses imediatamente anteriores ao pedido do benefício ou desde o último período de defeso até o início do período atual, o que for menor;
  • Não receber Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou qualquer benefício previdenciário, exceto auxílio-acidente e pensão por morte limitado a um salário mínimo;
  • Não ter outra fonte de renda, diferente da pesca;
  • Cumprir o prazo de requerimento do benefício dentro (30 dias antes da data de início do defeso até o último dia do período de defeso).

Informações: Instituto Nacional do Seguro Social
Foto: Gésio Passos/Agência Brasil

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria