Pernambuco e Minas Gerais discutem a Reforma da Previdência Social em audiências públicas nas Assembleias Legislativas dos estados

Equiparação das regras à aposentadoria entre homens e mulheres e trabalhadores urbanos e rurais foram os focos dos debates

Na luta contra a aprovação do texto original da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, sindicalistas da CSB de todo o Brasil continuam a representar os interesses dos trabalhadores nos debates estaduais que ocorrem no País. Nesta segunda-feira (20), o vice-presidente da Central Rosivaldo Justino da Silva e a secretária da Mulher Trabalhadora, Antonieta de Faria (Tieta), estiveram presentes nas discussões sobre a Reforma da Previdência nas Assembleias Legislativas de Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente.

Durante ambas as audiências públicas, os deputados estaduais e federais se manifestaram a favor da derrubada da PEC 287 e se comprometeram a encaminhar o parecer da sociedade ao Congresso Nacional. Segundo o vice-presidente da CSB, é uma atitude esperada já que o projeto propõe retrocessos aos direitos previdenciários das mulheres, dos trabalhadores rurais e dos professores.

“É um absurdo o que a reforma quer fazer com as mulheres e essas categorias, como a determinação de mudanças no recolhimento do INSS para os trabalhadores rurais. Se a PEC for aprovada, o profissional não contribuirá apenas com a receita bruta da sua comercialização, mas uma porcentagem definida em lei”, ressalta Rosivaldo Justino.

Apresentada em dezembro de 2016, a Proposta de Emenda à Constituição 287 também determina o estabelecimento da idade mínima de 65 anos à aposentadoria – antes de 60 anos para homens e 55 para mulheres –, a equiparação das regras de acesso para homens e mulheres, trabalhadores do setor público e privado, urbanos e rurais, além de elevar o número mínimo de contribuições necessário para o acesso ao benefício de 180 (15 anos) para 300 contribuições (25 anos).

De acordo com o presidente da Comissão Especial que trata o tema na Alepe, deputado Silvio Costa Filho (PRB), “o sentimento do povo pernambucano será levado a todos os parlamentares” – decisão ratificada pelos parlamentares da ALMG, que ainda anunciaram a criação de uma Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência, o incentivo à mobilização dos presidentes de outras Assembleias Legislativas para fortalecer a discussão e conscientizar os deputados federais sobre as consequências da aprovação da reforma e o encaminhamento de uma moção de repúdio à PEC 287 aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB/CE).

Durante a audiência na ALMG, que reuniu 11 parlamentares federais, deputados estaduais, centrais sindicais e mais de 30 entidades e instituições representativas de diversas categorias, a dirigente Antonieta de Faria também destacou a penalização que a PEC causa às mulheres. Para a sindicalista, “toda vez que vai fazer reforma no Brasil a primeira a ser atingida é a mulher”.

“A reforma que tramita no Congresso atinge a todos os trabalhadores, mas não podemos fingir que a mulher não é a mais prejudicada. Ao propor que a mulher, inclusive as trabalhadoras do campo, tenham suas regras de acesso à aposentadoria equiparadas aos dos homens, sem considerar o papel social que ela possui nos seios das famílias brasileiras, é mais do que um retrocesso trabalhista ou previdenciário, é um retrocesso nas conquistas femininas históricas”, conclui Antonieta.

Os debates entre o movimento sindical e os parlamentares em Minas Gerais e em Pernambuco seguirão fortes nas próximas semanas. Novas reuniões a respeito do tema serão marcadas.

Compartilhe:

Leia mais
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil, diz pesquisa
csb-mt sinpaig redução jornada assistentes sociais cuiabá
CSB-MT e servidores de Cuiabá celebram redução da jornada para assistentes sociais
greve por redução de jornada
Três projetos sobre redução da jornada tramitam no Senado; pauta é histórica no sindicalismo
livro mpt conalis direito coletivo do trabalho
MPT abre seleção de artigos para livro sobre direito coletivo do trabalho; veja regras
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória