Pemedebistas são os parlamentares mais influentes, segundo Diap

Em primeiro lugar ficou o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, seguido do líder da bancada do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha

A exemplo do que ocorre desde 2009, penúltimo ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o PMDB lidera o ranking do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) dos dez parlamentares mais influentes do Congresso. Em primeiro lugar ficou o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, seguido do líder da bancada do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha. Só no terceiro posto aparece o nome de um petista, o deputado Arlindo Chinaglia (SP), líder do governo.

A grande surpresa da lista é a colocação do senador Aécio Neves (MG), pré-candidato a presidente da República do PSDB, empatado na décima posição com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), vice-líder do governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional. A posição de Aécio reflete a percepção de seus pares no Congresso sobre seu desempenho como senador: os eleitores dos dez mais do Diap são os 100 parlamentares que “conduzem o processo decisório no Congresso”, os chamados “Cabeças do Congresso”, escolhidos por uma série de critérios que vão desde a reputação até os projetos que cada um conseguiu negociar e aprovar, passando por sua função institucional na Câmara e Senado.

dezmais2013

“A relação dos dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional é liderada pelo principais partidos da base de sustentação do Governo Dilma, o PMDB e o PT”, diz o jornalista Antonio Augusto Queiroz, diretor de pesquisas do Diap, no texto de apresentação da publicação que apresenta dos dez mais, a ser divulgada nesta semana. No PMDB, além de Alves e Cunha, também integram a lista o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-líder de Dilma, o senador Romero Jucá, destituído da função apesar de ser reconhecido como hábil articulador para a aprovação de projetos.

O PT, partido no governo, entrou no ranking com dois deputados: Chinaglia e o líder na Câmara, José Guimarães (CE), em nono lugar, além do senador Pinheiro, em décimo. A oposição está representada pelo PSDB e o DEM. Os tucanos possuem dois senadores – Aécio e Aloysio Nunes Ferreira – e um deputado, Carlos Sampaio (SP), líder na Câmara. O nome do Democratas é o de Ronaldo Caiado (GO).

Dos 11 parlamentares eleitos (devido ao empate na décima posição entre Aécio e Pinheiro), sete integram a base de apoio parlamentar do governo, o que não significa mais facilidades para o Palácio do Planalto. Henrique Alves e Eduardo Cunha são fontes de permanente dor de cabeça para o governo, na Câmara, e Renan Calheiros, semana passada, criou mal-estar ao colocar em votação um projeto que prevê a independência do Banco Central. Depois, voltou atrás, mas o estrago político já estava feito e levou até o ex-presidente Lula da Silva a declarar que não estimulou a votação do projeto, como noticiado.

Desde o primeiro ranking dos dez mais, realizado em 1996, O PT é o partido que mais teve parlamentares entre os mais influentes do Congresso, num total de 47. O PMDB vem em seguida, com 43 e o PSDB aparece em terceiro lugar, com 31. Decadente, o DEM/PFL havia três anos ausente da lista, à qual voltou agora com Ronaldo Caiado. O PT liderou as indicações de 2001, um ano antes da eleição de Lula da Silva, até 2008, com exceção de um empate em 2005, ano do mensalão, com o PMDB, cujo controle do Poder Legislativo se estende até os dias atuais.

dezmais2013bancada

“Os 100 ‘Cabeças’, ao votarem na eleição dos dez mais influentes, optaram por valorizar o critério institucional, ou seja, o posto que o parlamentar ocupa na estrutura da Casa”, diz Antônio Augusto Queiroz, “já que foram escolhidos os presidentes das duas Casas do Congresso, o líder do Governo na Câmara dos Deputados e cinco líderes partidários”.

“O grau de influência dos parlamentares, a julgar pelas escolhas feitas pelos “Cabeças”, depende, em primeiro lugar, do exercício de missão partidária na Mesa Diretora, nas lideranças ou vice-lideranças”, diz Queiroz. (Fonte:Valor Econômico)

Fonte: DIAP

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria