“PEC 287 promove desmonte da Previdência Social”, diz Maria Lucia Fattorelli

Coordenadora do movimento Auditoria Cidadã foi a primeira palestrante do Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB

Com o tema Reforma da Previdência Social, a auditora aposentada da Receita Federal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, ministrou a primeira palestra do Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB, realizado nesta quarta-feira (8). O evento acontece em Brasília e vai até quinta-feira (9). Acompanhe aqui ao vivo todas as atividades.

A auditora aposentada questionou a retirada de direitos prevista na PEC 287/2016 em um país tão rico como o Brasil. “Somos a nona economia do planeta, a terceira maior reserva de petróleo, a maior reserva de água potável do mundo, temos terras raras que só existem aqui usadas para medicamento e temos potencial industrial e comercial”, elencou.

Segundo Fattorelli, o cenário de escassez é montado, não faz parte da realidade. “Cenário a gente muda se quiser identificar quais são as hastes que o sustentam, como crises, acúmulo de riquezas e queda do PIB, impulsionada por política econômica deliberada, favorecendo poucos mundo afora”, afirmou. E completou: “é preciso mobilizar as mulheres da CSB para identificar quais hastes que sustentam cenário de escassez, que nos empurram para novas reformas”.

Durante a explanação, a palestrante classificou como abusos da medida a exigência de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e a exigência de 49 anos de contribuição para aposentadoria integral; a redução do valor geral das aposentadorias; a precarização no caso do trabalhador rural; a diminuição da pensão por morte e benefícios; a exclusão das regras de transição vigentes; o impedimento de acumulação de aposentadoria com a pensão por morte; a imposição de regras inalcançáveis para aposentadoria dos trabalhadores expostos a agentes insalubres e a extinção da aposentadoria especial.

Sobre a nova regra de aposentadoria para a mulher, a coordenadora disse que não se pode abrir mão dos 60 anos atuais. Ela lembrou a dificuldade de acesso ao mercado, salários mais baixos, jornada dupla e falta de condições adequadas, como número de creches insuficientes.

A auditora aposentada, por meio de dados oficiais, desmontou, nas palavras dela, “a mentira do déficit”. “O governo calcula a arrecadação do INSS e compara com toda a despesa da Previdência e não considera todas as fontes dos recursos da Seguridade Social, tais como Cofins, CSLL, PIS, Pasep, contribuições de loterias, importações e etc”.

Fattorelli afirma que o problema da Seguridade Social é a gestão de recursos e que criação de políticas de geração de emprego, revisão de desonerações tributárias e fim do desvio da Desvinculação das Receitas da União (DRU) poderiam multiplicar o orçamento.

A conclusão da especialista é que a “PEC 287 promove desmonte da Previdência Social no Brasil”.

Assista à palestra

Veja a galeria de fotos

Leia na íntegra a apresentação de Maria Lucia Fattorelli

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista