“PEC 287 promove desmonte da Previdência Social”, diz Maria Lucia Fattorelli

Coordenadora do movimento Auditoria Cidadã foi a primeira palestrante do Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB

Com o tema Reforma da Previdência Social, a auditora aposentada da Receita Federal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, ministrou a primeira palestra do Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB, realizado nesta quarta-feira (8). O evento acontece em Brasília e vai até quinta-feira (9). Acompanhe aqui ao vivo todas as atividades.

A auditora aposentada questionou a retirada de direitos prevista na PEC 287/2016 em um país tão rico como o Brasil. “Somos a nona economia do planeta, a terceira maior reserva de petróleo, a maior reserva de água potável do mundo, temos terras raras que só existem aqui usadas para medicamento e temos potencial industrial e comercial”, elencou.

Segundo Fattorelli, o cenário de escassez é montado, não faz parte da realidade. “Cenário a gente muda se quiser identificar quais são as hastes que o sustentam, como crises, acúmulo de riquezas e queda do PIB, impulsionada por política econômica deliberada, favorecendo poucos mundo afora”, afirmou. E completou: “é preciso mobilizar as mulheres da CSB para identificar quais hastes que sustentam cenário de escassez, que nos empurram para novas reformas”.

Durante a explanação, a palestrante classificou como abusos da medida a exigência de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e a exigência de 49 anos de contribuição para aposentadoria integral; a redução do valor geral das aposentadorias; a precarização no caso do trabalhador rural; a diminuição da pensão por morte e benefícios; a exclusão das regras de transição vigentes; o impedimento de acumulação de aposentadoria com a pensão por morte; a imposição de regras inalcançáveis para aposentadoria dos trabalhadores expostos a agentes insalubres e a extinção da aposentadoria especial.

Sobre a nova regra de aposentadoria para a mulher, a coordenadora disse que não se pode abrir mão dos 60 anos atuais. Ela lembrou a dificuldade de acesso ao mercado, salários mais baixos, jornada dupla e falta de condições adequadas, como número de creches insuficientes.

A auditora aposentada, por meio de dados oficiais, desmontou, nas palavras dela, “a mentira do déficit”. “O governo calcula a arrecadação do INSS e compara com toda a despesa da Previdência e não considera todas as fontes dos recursos da Seguridade Social, tais como Cofins, CSLL, PIS, Pasep, contribuições de loterias, importações e etc”.

Fattorelli afirma que o problema da Seguridade Social é a gestão de recursos e que criação de políticas de geração de emprego, revisão de desonerações tributárias e fim do desvio da Desvinculação das Receitas da União (DRU) poderiam multiplicar o orçamento.

A conclusão da especialista é que a “PEC 287 promove desmonte da Previdência Social no Brasil”.

Assista à palestra

Veja a galeria de fotos

Leia na íntegra a apresentação de Maria Lucia Fattorelli

Compartilhe:

Leia mais
csb menor
CSB inicia Encontro da Executiva Nacional com lideranças sindicais de todo o país
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump
csb brics
CSB apresenta teses para o 14º Fórum Sindical do BRICS; acesse
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil