OIT comemora 100 anos com evento em Salvador

Presidente do Sindiconta-BA representou a CSB na celebração que lembrou o centenário de atuação da Organização Internacional do Trabalho em todo o mundo

 

A Organização Internacional do Trabalho completa 100 anos em 2019, e para celebrar a data foi realizada, nesta quinta-feira (11), em Salvador, evento que contou com a presença de representantes da Justiça do Trabalho, do MPT, da sociedade civil, além de dirigentes sindicais. Marco Aurélio dos Santos de Moura, presidente do Sindiconta-BA, filiado à CSB, representou a Central.

Para relembrar a história da entidade, foram exibidos momentos marcantes das ações da OIT em todo o mundo e sua importância para as relações de trabalho em nível global. O diretor-geral da Organização no Brasil, Martin Hahn, afirmou em entrevista ao portal do governo da Bahia que a instituição sempre foi marcada pela pluralidade.

“É um evento para celebrar os 100 anos de história da organização, que abre espaço para que representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores dos Estados-membros participem em situação de igualdade das diversas instâncias da organização, no objetivo de garantir que as pessoas tenham condições justas de trabalho”, explicou o representante.

Marco Aurélio de Moura conversou com o diretor-geral da OIT no País sobre a importâncias das centrais e do conjunto da representação dos trabalhadores num momento delicado da vida política, econômica e social do Brasil. Para ele, o evento mostrou a importância da Organização.

“Ela é fundamental para o mercado de trabalho. É um organismo muito importante para a defesa do trabalho decente no mundo, para o tratamento igual de todos os trabalhadores”, disse o presidente do Sindiconta-BA.

A celebração contou também com show da cantora Daniela Mercury, que construiu uma apresentação especialmente para o evento. Segundo a artista, o espetáculo foi montado com o objetivo de “contar um pouco das conquistas históricas ao longo do contexto do show, como a luta contra a escravidão no trabalho e a diversidade de gênero no trabalho”.

“O que fizemos aqui foi uma celebração da democracia, da igualdade e do respeito aos direitos humanos”, completou Daniela. A apresentação também teve a presença do Ilê Ayê e da Banda Didá.

Com informações do portal de notícias do governo da Bahia

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem