Central dos Sindicatos Brasileiros

Nota de falecimento: Antonio Cabeça Filho

Faleceu aos 75 anos hoje, quinta-feira (26/4), às 05:40 horas, de parada cardíaca, o companheiro Antonio Cabeça Filho, ex-presidente do  Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos. Cabeça Filho foi fundador da associação dos metalúrgicos e do Sindicato dos Metalúrgicos de S. Carlos em 1962.

Cabeça Filho ao lado de Antonio Neto, Alvaro Egea e demais companheiros em Cuba durante o 1º de Maio de 2009

Com a experiência de organização dos trabalhadores em São Carlos, fundou o Sindicatos dos Metalúrgicos de Ourinhos, Matão, Araraquara, Catanduva, além do Sindicato dos Trabalhadores em Bordados de Ibitinga e da Alimentação de São Carlos, entre outros. Foi Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Cabeça Filho, em 1968, liderou uma passeata dos trabalhadores do Frigorífico São Carlos do Pinhal, que estavam  há 5 meses sem salário. A policia reprimiu a passeata, Cabeça foi preso e removido para o Dops, onde foi  barbaramente torturado. Sua trajetória de lutas sindicais, seu sofrimento na tortura foi narrada em um Livro “ Matizes de Uma Luta”, que serviu de roteiro para um  filme curta metragem chamado “São Carlos 68”.

Cabeça  ingressou   com processo de anistia política  no Ministério da Justiça, que  foi julgada procedente  em agosto de 2009,  mas Cabeça morreu  sem receber a indenização  da anistia em vida.

Nos anos da ditadura militar, Cabeça Filho, participou ativamente da organização da Luta  contra o arrocho salarial, pelo fim da ditadura militar, pela anistia, pela  Constituinte e pelas diretas já.

Em l986, Cabeça Filho negociou em São Carlos  o primeiro acordo coletivo de redução de  jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais, que depois foi seguido pelos sindicatos dos metalúrgicos de Jundiai, Guarulhos, Santos, transformando-se  na Constituinte  em um direito de todos os trabalhadores brasileiros. Mesmo já com a saúde debilitada, Cabeça filho   permaneceu na diretoria do Sindicato até setembro de 2010. Cabeça foi um defensor   ferrenho da unicidade sindical e  da contribuição sindical compulsória.

Cabeça deixa a esposa  Rita, filhas e filhos. Seu corpo será velado a partir da 12 horas de hoje (26) em São Carlos e a  noite a família  fará  o transporte do corpo para o  crematório  de Vila Alpina, São Paulo, onde será cremado.

À Família do companheiro Cabeça Filho  nossas  homenagens  a sua trajetória   de luta incansável pelos direitos dos trabalhadores e nossos sentimentos de pesar pelo seu falecimento.

Direção Nacional da CSP