Central dos Sindicatos Brasileiros

História: O movimento sindical na origem do Dia Internacional da Mulher

História: O movimento sindical na origem do Dia Internacional da Mulher

Origem do Dia Internacional da Mulher – O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo o mundo em 8 de março ema homenagem às lutas históricas das mulheres por igualdade de direitos e por uma sociedade mais justa. 

A origem dessa celebração remonta ao início do século XX, quando ocorreram diversas lutas e mobilizações por parte das mulheres em diferentes países, em prol de melhores condições de vida e de trabalho.  

A manifestação das trabalhadoras têxteis em Nova Iorque em 1908 foi um dos marcos iniciais da luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos iguais. O protesto foi feito por cerca de 15 mil mulheres que trabalhavam nas fábricas têxteis da cidade. 

Na época, as condições de trabalho nas fábricas eram extremamente precárias. As mulheres trabalhavam em jornadas de até 16 horas por dia, em condições insalubres e perigosas. Além disso, os salários eram baixos e as trabalhadoras não tinham direito a nenhum tipo de benefício ou proteção social. 

A manifestação de 1908 foi organizada pelo Sindicato Internacional das Trabalhadoras Têxteis (International Ladies’ Garment Workers’ Union – ILGWU), que reivindicava a redução da jornada de trabalho para 10 horas por dia, melhores salários, condições de trabalho mais seguras e o direito à organização sindical. 

As trabalhadoras marcharam pelas ruas de Nova Iorque carregando cartazes e faixas com mensagens como “Pão e Rosas”, que simbolizava a luta por melhores condições de vida e de trabalho para as mulheres.  

A manifestação acabou sendo reprimida com violência pela polícia, mas marcou o início de uma série de mobilizações em prol dos direitos das mulheres em todo o mundo. 

O alerta das trabalhadores sobre as condições precárias de trabalho acabou comprovado por uma tragédia ocorrida em 25 de março de 1911, quando um incêndio atingiu a fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova Iorque e resultou na morte de 146 trabalhadores, a maioria mulheres.

O evento teve grande repercussão na época e foi um marco na luta pelos direitos trabalhistas nos Estados Unidos.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma data comemorativa internacional para homenagear as lutas e conquistas das mulheres em todo o mundo. 

Ela acreditava que a criação de um dia dedicado às mulheres poderia contribuir para a conscientização da sociedade sobre as desigualdades de gênero existentes e para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. 

A proposta foi aprovada por unanimidade na Conferência e, a partir de então, o dia 8 de março passou a ser considerado o Dia Internacional da Mulher. 

Nos anos seguintes, diversas manifestações e mobilizações aconteceram em todo o mundo, em defesa dos direitos das mulheres.  

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e combater a discriminação e a violência contra as mulheres em todo o mundo. 

Leia também: Governo anuncia medidas para as mulheres, como igualdade salarial e de oportunidades