Mototaxistas de Manaus reivindicam maior fiscalização contra transporte ilegal

Prefeito se comprometeu a aumentar o combate ao mototáxi pirata

O Sindicato dos Profissionais Mototaxistas de Manaus (Sindmoto/AM), com o apoio da CSB, se reuniu com o prefeito de Manaus, Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto (PSDB), na segunda-feira (13) de junho. No encontro, a categoria reivindicou fiscalização das motocicletas que atuam no ramo de forma ilegal.

WhatsApp-Image-20160613 (5)

Após a reunião, o prefeito se comprometeu a aumentar a fiscalização e as punições para quem for pego atuando ilegalmente como mototaxista. Dentro das punições sugeridas pela categoria está a apreensão das motos, suspenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 3 mil.

Desde 2009, a profissão de mototaxista é regulamentada pela Lei Federal 12.009/2009. Esta medida legislativa determina que os profissionais cumpram uma série de medidas, como a utilização de equipamentos individuais de proteção, curso de especialização, placa na categoria de aluguel (vermelha) e equipamentos de segurança no veículo – “corta-pipa” e “mata-cachorro”. Apesar de ser uma norma federal, cabe aos munícipios sancionarem e implementarem as novas regras.

“A prefeitura precisa abrir um processo de licitação para que os mototaxistas possam se organizar e atuar dentro da lei. Além disso, precisa sancionar a Lei 12.009/2009. Nós queremos a organização da categoria, que é fundamental para o transporte urbano de passageiros. Os mototáxis são essenciais principalmente em cidades onde não há investimentos em transporte público de qualidade”, afirmou Rita de Nazaré Dias, vice-presidente da CSB.

De acordo com a dirigente, a categoria quer que o poder público saia da omissão e cumpra a lei.  “Não só em Manaus. Em todo o estado do Amazonas há problemas com a fiscalização de mototáxis piratas. Posso afirmar que 95% dos acidentes e casos de violência com mototaxistas envolvem as motos que fazem transporte pirata”, ressaltou.

Na cidade de Manaus, segundo a vice-presidente da CSB, o reconhecimento e o exercício da profissão são o primeiro passo para solucionar os problemas de tráfego no município, devido a uma estratégia de engenharia de trânsito defasada.

“Hoje, Manaus possui apenas ônibus e os mototáxis como conduções urbanas, e os ônibus urbanos não entram em todas as vias da cidade por causa da dificuldade de acesso. Na periferia, a maioria das ruas são estreitas, e são os mototaxistas que transportam os passageiros até essas zonas onde não há vazão a conduções maiores. Então, os mototaxistas existem para atender a essa demanda, já que aqui ainda não há trem, nem metrô”, contou Rita de Nazaré.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem