Mototaxistas de Manaus reivindicam maior fiscalização contra transporte ilegal

Prefeito se comprometeu a aumentar o combate ao mototáxi pirata

O Sindicato dos Profissionais Mototaxistas de Manaus (Sindmoto/AM), com o apoio da CSB, se reuniu com o prefeito de Manaus, Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto (PSDB), na segunda-feira (13) de junho. No encontro, a categoria reivindicou fiscalização das motocicletas que atuam no ramo de forma ilegal.

WhatsApp-Image-20160613 (5)

Após a reunião, o prefeito se comprometeu a aumentar a fiscalização e as punições para quem for pego atuando ilegalmente como mototaxista. Dentro das punições sugeridas pela categoria está a apreensão das motos, suspenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 3 mil.

Desde 2009, a profissão de mototaxista é regulamentada pela Lei Federal 12.009/2009. Esta medida legislativa determina que os profissionais cumpram uma série de medidas, como a utilização de equipamentos individuais de proteção, curso de especialização, placa na categoria de aluguel (vermelha) e equipamentos de segurança no veículo – “corta-pipa” e “mata-cachorro”. Apesar de ser uma norma federal, cabe aos munícipios sancionarem e implementarem as novas regras.

“A prefeitura precisa abrir um processo de licitação para que os mototaxistas possam se organizar e atuar dentro da lei. Além disso, precisa sancionar a Lei 12.009/2009. Nós queremos a organização da categoria, que é fundamental para o transporte urbano de passageiros. Os mototáxis são essenciais principalmente em cidades onde não há investimentos em transporte público de qualidade”, afirmou Rita de Nazaré Dias, vice-presidente da CSB.

De acordo com a dirigente, a categoria quer que o poder público saia da omissão e cumpra a lei.  “Não só em Manaus. Em todo o estado do Amazonas há problemas com a fiscalização de mototáxis piratas. Posso afirmar que 95% dos acidentes e casos de violência com mototaxistas envolvem as motos que fazem transporte pirata”, ressaltou.

Na cidade de Manaus, segundo a vice-presidente da CSB, o reconhecimento e o exercício da profissão são o primeiro passo para solucionar os problemas de tráfego no município, devido a uma estratégia de engenharia de trânsito defasada.

“Hoje, Manaus possui apenas ônibus e os mototáxis como conduções urbanas, e os ônibus urbanos não entram em todas as vias da cidade por causa da dificuldade de acesso. Na periferia, a maioria das ruas são estreitas, e são os mototaxistas que transportam os passageiros até essas zonas onde não há vazão a conduções maiores. Então, os mototaxistas existem para atender a essa demanda, já que aqui ainda não há trem, nem metrô”, contou Rita de Nazaré.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como