Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB lamenta morte de líder sindical e ex-deputado Clodesmidt Riani

CSB lamenta morte de líder sindical e ex-deputado Clodesmidt Riani

Morreu na tarde desta quinta-feira (4) o ex-deputado e líder sindical Clodesmidt Riani. Ele tinha 103 anos e estava internado havia duas semanas em um hospital em Juiz de Fora (MG).

Natural de Rio Casca (MG), Clodesmidt Riani iniciou sua relação com o movimento sindical em Juiz de Fora, após ser integrante da antiga Companhia Mineira de Eletricidade. Tornou-se líder da categoria no município e ascendeu também na política. Com crescente reconhecimento no país, Riani esteve em postos de liderança no estado e nacionalmente – chegando a assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI). Também foi, durante muitos anos, dirigente da Comando Geral dos Trabalhadores.

O sindicalista também teve carreira política: foi deputado estadual em Minas Gerais e filiado ao PTB e ao PMDB. Riani participou das discussões à respeito da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), em 1953. Durante a ditadura militar, foi condenado e preso injustamente, sofrendo a perda do seu mandato como deputado – restituído, tempos depois, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Num trabalho recente feito pela UFJF, a professora Cláudia Viscardi sintetizou a importância de Riani no cenário nacional.

“Clodesmidt Riani esteve em contato direto com muitas lideranças presidenciais, como Juscelino Kubitschek e João Goulart. Representou o Brasil no exterior em algumas comissões. Também teve uma participação ativa na votação de leis em benefício do trabalhador: como o salário mínimo. A sua articulação foi extremamente ativa, tanto em nível local, estadual, federal e em congressos internacionais”, explica Cláudia.

A CSB lamenta o falecimento deste grande líder e companheiro e se solidariza com sua família e amigos.