Ministro abre I Seminário sobre Rotatividade no Mercado de Trabalho

Nos dias 11 e 12, no auditório do MTE em Brasília, governo, empregadores, trabalhadores e entidades de pesquisa discutem rotatividade do trabalho no Brasil

Brasília, 11/03/2014 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, abriu na manhã desta  terça-feira (11) o I Seminário sobre Rotatividade no Mercado de Trabalho: Diagnósticos e Propostas de Enfrentamento, que ocorre até amanhã (12) no auditório do MTE, em Brasília (DF). O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet no link: http://vocs.tv/dieese/

Manoel Dias frisou em seu discurso que o aumento da rotatividade advém fundamentalmente do crescimento do emprego no país.

“Estamos tendo aumento na geração de emprego nos últimos anos e isso impacta numa rotatividade maior, pois o trabalhador busca sempre uma melhor colocação no mercado de trabalho, que está aquecido. Vivemos um pleno emprego. Geramos em 2013 mais de 1.1 milhão de postos de trabalho formais e este ano espero podermos gerar mais”, acentuou o ministro. Segundo ressaltou, “ao final do seminário, será possível um diagnóstico sobre a questão da rotatividade de trabalho no país e alternativas para enfrentarmos o fenômeno, pois, temos aqui reunidos, profissionais gabaritados para discutir o assunto da rotatividade”, avaliou.

O seminário é promovido pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTE em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pretende chamar a discussão sobre o fenômeno da rotatividade que, no Brasil, apresenta um comportamento sui generis, sobretudo tendo em mente os elevados patamares alcançados, especialmente nos setores de serviços (60%), comércio (64%), agricultura (92%), construção civil (115%) e em alguns ramos da indústria de transformação (53%). A taxa de rotatividade global do país, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2012, é da ordem de 64%. A taxa descontada em 2012 foi de 43%.

Para discutir a questão da rotatividade foram chamadas importantes instituições e pesquisadores da área como as Comissões relacionadas ao Trabalho na Câmara e no Senado; a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, entre outras instituições.

Durante o seminário foi lançado o livro “Rotatividade e Políticas Públicas para o Mercado de Trabalho”, uma publicação do Dieese em parceria com o MTE, com informações atualizadas sobre o fenômeno da rotatividade, já discutido anteriormnente no livro Rotatividade e flexibilidade no Mercado de Trabaho, lançado em 2011.

Clique aqui para acessar o livro “Rotatividade e Políticas Públicas para o Mercado de Trabalho”

Veja matéria em vídeo aqui:

Fonte: Portal MTE

Foto: Renato Alves/MTE

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria