O Ministério do Trabalho realiza a partir desta segunda-feira (5), até 9 de maio, a Semana do Trabalho (confira aqui a programação completa), que contará com uma série de ações e serviços gratuitos para o público, com a participação de trabalhadores, líderes sindicais, representantes de entidades e da sociedade civil.
Além de comemorar o Dia do Trabalhador, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre os desafios e avanços no mundo do trabalho, com ênfase em inclusão, igualdade de oportunidades e acesso aos direitos trabalhistas.
LEIA: Redução da jornada e isenção de IR até R$ 5 mil são destaque no 1º de Maio das centrais em SP
O evento terá uma programação cultural e educativa, entre as atividades, haverá exposições, oficinas de capacitação, serviços gratuitos e atrações culturais que irão engajar o público de todas as idades. Ao longo da semana, a Praça de Alimentação do Trabalhador também será um ponto de encontro para almoço e confraternização, além de apresentações musicais e culturais.
Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil
A Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil será uma das principais atrações da “Semana do Trabalho”. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a evolução histórica das políticas trabalhistas no Brasil, destacando momentos-chave da trajetória do Ministério do Trabalho e Emprego, suas principais conquistas e desafios ao longo dos anos.
Com um acervo diversificado, a exposição contará com:
- Documentos históricos originais que marcaram a criação de políticas trabalhistas fundamentais, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a implementação de programas sociais voltados à proteção do trabalhador.
- Fotografias e imagens que retratam momentos históricos importantes, como as mobilizações trabalhistas, a evolução da jornada de trabalho e as primeiras conquistas sindicais.
- Vídeos interativos e depoimentos de autoridades, ex-ministros e especialistas que acompanharam a história do Ministério e contribuíram para a elaboração de políticas públicas que visam a melhoria das condições de trabalho no Brasil.
- Painéis temáticos sobre os principais marcos do sistema de seguridade social brasileiro, o papel das entidades sindicais e a criação de novas legislações que beneficiam os trabalhadores, como a Lei de Igualdade Salarial e a reforma do sistema de aposentadorias.
A exposição também irá destacar medidas mais recentes que do Ministério do Trabalho, como a digitalização da Carteira de Trabalho e os avanços no pagamento de benefícios como o Auxílio Emergencial, além de outros programas sociais.
Ao longo da exposição, o público poderá se envolver em painéis interativos, onde será possível aprender mais sobre os impactos das políticas trabalhistas no cotidiano da população e refletir sobre o futuro do trabalho no Brasil.
Serviços ao Público
Diversos serviços estarão à disposição dos visitantes durante a Semana do Trabalho, como:
- Posto de Vacinação: De 5 a 9 de maio, das 9h às 16h, com vacinação gratuita para trabalhadores e seus familiares.
- Casa do Trabalhador: Abertura de serviços para consulta de direitos trabalhistas, seguros e orientações gerais, com atendimento das 8h às 18h.
- Unidade Móvel do Trabalhador – SRTE/DF: De 5 a 9 de maio, proporcionando orientações sobre direitos e assistência trabalhista.
- Instituto de Identificação PC/DF: Dias 6 a 8 de maio, das 7h às 13h, com atendimentos para emissão de documentos de identidade, com 80 atendimentos por dia, por ordem de chegada.
Além disso, o evento conta com o apoio de instituições como o Sesc, Senac, Senai e Sesi, oferecendo serviços como:
- Atendimento oftalmológico e de beleza
- Cursos de gastronomia e cursos de TI
- Oficinas e simuladores interativos sobre inovação e tecnologia
Com informações de Ministério do Trabalho