Ministério do Trabalho celebra Dia do Trabalhador com semana de eventos e serviços

O Ministério do Trabalho realiza a partir desta segunda-feira (5), até 9 de maio, a Semana do Trabalho (confira aqui a programação completa), que contará com uma série de ações e serviços gratuitos para o público, com a participação de trabalhadores, líderes sindicais, representantes de entidades e da sociedade civil.

Além de comemorar o Dia do Trabalhador, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre os desafios e avanços no mundo do trabalho, com ênfase em inclusão, igualdade de oportunidades e acesso aos direitos trabalhistas.

LEIA: Redução da jornada e isenção de IR até R$ 5 mil são destaque no 1º de Maio das centrais em SP

O evento terá uma programação cultural e educativa, entre as atividades, haverá exposições, oficinas de capacitação, serviços gratuitos e atrações culturais que irão engajar o público de todas as idades. Ao longo da semana, a Praça de Alimentação do Trabalhador também será um ponto de encontro para almoço e confraternização, além de apresentações musicais e culturais.

Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil

A Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil será uma das principais atrações da “Semana do Trabalho”. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a evolução histórica das políticas trabalhistas no Brasil, destacando momentos-chave da trajetória do Ministério do Trabalho e Emprego, suas principais conquistas e desafios ao longo dos anos.

Com um acervo diversificado, a exposição contará com:

  • Documentos históricos originais que marcaram a criação de políticas trabalhistas fundamentais, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a implementação de programas sociais voltados à proteção do trabalhador.
  • Fotografias e imagens que retratam momentos históricos importantes, como as mobilizações trabalhistas, a evolução da jornada de trabalho e as primeiras conquistas sindicais.
  • Vídeos interativos e depoimentos de autoridades, ex-ministros e especialistas que acompanharam a história do Ministério e contribuíram para a elaboração de políticas públicas que visam a melhoria das condições de trabalho no Brasil.
  • Painéis temáticos sobre os principais marcos do sistema de seguridade social brasileiro, o papel das entidades sindicais e a criação de novas legislações que beneficiam os trabalhadores, como a Lei de Igualdade Salarial e a reforma do sistema de aposentadorias.

A exposição também irá destacar medidas mais recentes que do Ministério do Trabalho, como a digitalização da Carteira de Trabalho e os avanços no pagamento de benefícios como o Auxílio Emergencial, além de outros programas sociais.

Ao longo da exposição, o público poderá se envolver em painéis interativos, onde será possível aprender mais sobre os impactos das políticas trabalhistas no cotidiano da população e refletir sobre o futuro do trabalho no Brasil.

Serviços ao Público

Diversos serviços estarão à disposição dos visitantes durante a Semana do Trabalho, como:

  • Posto de Vacinação: De 5 a 9 de maio, das 9h às 16h, com vacinação gratuita para trabalhadores e seus familiares.
  • Casa do Trabalhador: Abertura de serviços para consulta de direitos trabalhistas, seguros e orientações gerais, com atendimento das 8h às 18h.
  • Unidade Móvel do Trabalhador – SRTE/DF: De 5 a 9 de maio, proporcionando orientações sobre direitos e assistência trabalhista.
  • Instituto de Identificação PC/DF: Dias 6 a 8 de maio, das 7h às 13h, com atendimentos para emissão de documentos de identidade, com 80 atendimentos por dia, por ordem de chegada.

Além disso, o evento conta com o apoio de instituições como o Sesc, Senac, Senai e Sesi, oferecendo serviços como:

  • Atendimento oftalmológico e de beleza
  • Cursos de gastronomia e cursos de TI
  • Oficinas e simuladores interativos sobre inovação e tecnologia

Com informações de Ministério do Trabalho

Compartilhe:

Leia mais
Veto projeto de lei oficiais de justiça
Nota da CSB: Apoio à derrubada do veto presidencial ao projeto de lei 4015/2023
conalis 16 anos
Coordenadoria de Liberdade Sindical do MPT convida para evento que marcará seus 16 anos
comissão provisória csb-mg
Antonio Neto nomeia Comissão Provisória da CSB-MG, liderada por Hely Aires da Silva
reajuste servidores câmara
Câmara aprova projeto que reajusta salário de servidores, mas adia progressão de carreira
Reunião ministra marcia lopes movimento sindical
Márcia Lopes faz primeira reunião com as centrais sindicais após assumir Ministério das Mulheres
Guia igualdade salarial negociação coletiva
Governo lança guia para que sindicatos garantam igualdade salarial nas negociações
TST tese vinculante FGTS
Trabalhador pode acionar Justiça sobre FGTS mesmo que haja acordo, define TST
corrigir tabela irpf
Corrigir a tabela do Imposto de Renda é imperativo moral, social e econômico
renda lucros e dividendos
Isenta de IR, renda com lucros e dividendos bate recorde e chega a R$ 1 trilhão no Brasil
IA Galileu Justiça do Trabalho
Justiça do Trabalho adota IA própria para auxiliar na elaboração de sentenças