Mineiros de Candiota (RS) oficializam filiação à CSB

Em reunião realizada nesta quinta-feira (1), diretoria aprovou por unanimidade a entrada da entidade para a base da Central

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração e Beneficiamento de Minerais de Candiota, cidade localizada a 420 km de Porto Alegre (RS), aprovou na última quinta-feira (1), em reunião de sua diretoria, a filiação da entidade à Central dos Sindicatos Brasileiros (RS). De acordo com o estatuto do sindicato, que representa 450 trabalhadores, não será necessário levar a pauta para assembleia.

Para o presidente da entidade, Wagner Lopes Pinto, o apoio que a Central tem prestado à categoria foi um dos motivos que levaram os mineiros de Candiota a optarem pela CSB.

“Tem alguns fatores que foram determinantes para nos filiarmos à CSB. Um deles foi o apoio que temos tido na nossa luta perante a Assembleia Legislativa do estado e perante o governo. A CSB tem sido bastante solidária às nossas lutas. Uma das coisas que nós sempre prezamos muito foi o fato de não levantarmos nenhuma bandeira partidária. Aderimos à CSB, que para nós era uma central nova”, disse o presidente, ressaltando as vantagens de ter uma entidade como a CSB lado a lado em suas reivindicações.

“A importância da central é muito grande, nos dá suporte e apoio quando a gente precisa. Nós estamos a 5 horas e meia de distância da nossa capital do estado, onde está a sede da nossa empresa, por isso precisamos do apoio em logística e estrutura. Isso sem falar da união, juntar pessoas quando a gente precisa nos movimentos, ir para a luta junto com a gente. Suporte ao sindicato, apoio jurídico, apoio de pessoas e outros tipos de apoio. Tem também cursos e a formação de sindicalistas, que são importantes”, finalizou Pinto.

O vice-presidente da CSB, Sergio Arnoud, que representou a Seccional Rio Grande do Sul na reunião, comentou sobre a importância da chegada dos mineiros de Candiota na base da Central.

“É um sindicato muito ativo, muito mobilizado e quem tem participado das mobilizações contra o avanço neoliberal proposto pelo governo do estado do governador Sartori. A chegada dos mineiros de Candiota representa um reforço muito grande para as lutas dos trabalhadores públicos do Rio Grande do Sul e também um reforço importante para a CSB, que passa a representar setores economicamente importantes e seguimentos que têm muita capacidade de mobilização como nos casos dos mineiros”, declarou o dirigente, que também é presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (FESSERGS).

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara