Seccional Mato Grosso da CSB se organiza para transformar sua atuação no estado e junto aos trabalhadores

Dirigentes sindicais querem reinventar o movimento e aproximá-lo da sociedade e dos trabalhadores para fortalecer as lutas contra os retrocessos

Entidades sindicais da inciativa privada do estado do Mato Grosso e filiadas à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) se reuniram nesta quarta-feira (7), na sede da Seccional da Central, em Cuiabá (MT), para discutir os impactos da Lei 13.467, da reforma trabalhista, e planejar ações para reinventar o movimento sindical de maneira a ampliar sua atuação.

Em tempos de campanhas negativas por parte de setores da mídia, a Seccional Mato Grosso da CSB pretende construir uma grande base de dados para difundir melhor as ações das entidades sindicais com os trabalhadores e dirigentes.

Para a presidente da Seccional e vice-presidente da nacional, Dianyeire Dias de Souza, a ação busca trazer para o estado um movimento sindical mais aguerrido e unido.

“A CSB Mato Grosso tem um lema: “Somos todos Nós”. O problema dos sindicatos é o nosso problema também. Vamos buscar no nosso estado um sindicalismo aguerrido e voltado para o desenvolvimento dos trabalhadores. Esta reunião serviu para trabalharmos os problemas que esses sindicatos têm e buscarmos, juntos, soluções através do compartilhamento de experiências. Vamos buscar, cada vez mais, que a CSB Mato Grosso seja referência dentro do estado e, assim, fazer com que os presidentes dos sindicatos saibam o que faz uma central sindical”, disse a presidente, que ainda usou o presidente da Central, Antonio Neto, como exemplo de sindicalismo.

Segundo Antonio Wagner de Oliveira, vice-presidente da Seccional, a entidade pretende interligar as bases de dados.

“Vamos criar uma grande base de dados, e tudo que acontecer a gente poderá interligar as discussões e, assim, difundir e propagar as matérias que sejam de interesse para a construção ideológica”, falou Wagner sobre a possibilidade de reinventar o movimento por meio do cooperativismo sindical.

“O cooperativismo sindical é um caminho para que a gente otimize viagens e ações para conversar com a base. Desse jeito, nós construiremos mais e gastaremos menos. A tônica do movimento sindical será essa, a construção de mais de um sindicato dentro de um mesmo roteiro de viagens, seja para fazer homologações ou para organizar as bases. Essa é a hora do movimento se reinventar, pois teremos muitas dificuldades pela frente. Foi massacrante a campanha da mídia contra o movimento e, por isso, é necessário retomar o diálogo com a base e com a periferia ”, completou o vice-presidente da Seccional.

Além de debater os problemas, a reunião foi uma oportunidade de os sindicatos da iniciativa privada, de diferentes categorias, se alinharem para combater a reforma da Previdência e organizar a atuação contra a reforma trabalhista.

“A reunião foi muito frutífera. Nós percebemos que precisávamos conversar mais e tratar de alguns pontos que estão eminentes nas reformas, principalmente agora que vários sindicatos se encaminham para negociação. Conversamos sobre a contribuição sindical e tivemos um alinhamento muito parecido com o que a Dra. Zilmara [Alencar, consultoria jurídica] tem passado através da CSB. Consolidamos, com isso, um novo modo de trabalho e saímos com vontade de fazer mais”, finalizou Shirley Maria Camargo de Oliveira, secretária de Organização e Mobilização da Seccional MT.

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes