Central dos Sindicatos Brasileiros

Luiz Sérgio participa de evento em defesa da CLT

Central defende unicidade sindical e contribuição compulsória 

A Central Sindical de Profissionais (CSP) esteve presente na audiência pública em defesa da CLT, realizada no dia 16 de março, no Rio de Janeiro. A reunião foi organizada pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e contou com a participação de federações, confederações e sindicatos de trabalhadores do estado Rio de Janeiro, aposentados e pensionistas.

O evento faz parte dos movimentos que integram a “Campanha Nacional em Defesa da CLT, dos Direitos Trabalhistas, Sociais e Previdenciários”, lançada oficialmente em agosto do ano passado no Congresso Nacional, em ato solene. O projeto prevê a criação de código de trabalho, fim das práticas antissindicais, redução da jornada de trabalho, manutenção da contribuição compulsória, estabilidade para dirigentes sindicais e para membros da CIPA, fim do fator previdenciário, reforma política e tributária e segurança no trabalho.

De acordo com o 1º vice-presidente da CSP, Luiz Sérgio, o evento é de extrema importância porque sintetiza as prioridades da CSP. “Fiz questão de reforçar duas das principais bandeiras da central: a unicidade sindical e a manutenção da contribuição compulsória”, disse. A audiência recebeu mais de 100 dirigentes sindicalistas.

A programação da audiência iniciou com uma homenagem ao Jurista e ex-ministro Dr. Arnaldo Lopes Sussekind – único remanescente da comissão que redigiu o projeto que se transformou na CLT original. O orador escolhido para discursar sobre a vida do Jurista foi o Desembargador Federal do Trabalho – 1ª. Região, Alexandre Agra Monte. Em nome do Movimento Sindical (centrais, confederações e dos trabalhadores), falou o Presidente da Contec – Lourenço Ferreira Prado.

O Senador Paulo Paim PT/RS, convidado de honra do evento, proferiu palestra sobre “As Ameaças aos Trabalhadores no Congresso Nacional e, o que esperar do Legislativo para os Trabalhadores (as)”.

O evento contou com a presença de várias lideranças sindicais nacionais e regionais, centrais sindicais, confederações, magistrados e membros do Ministério Público e do Ministério do Trabalho, entre as quais:

José Augusto da Silva Filho – Coordenador Nacional do FST

Senador Paulo Paim PT/RS,

Maria de Lourdes D’Arrochella de Lima Sallaberry – Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª. Região

Teresa Balestero – Procuradora Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª. Região.

Cléber Paiva – Presidente da Federação dos Comerciários do Estado do Rio de Janeiro

Alexandre Agra Monte – Desembargador Federal do Trabalho – 1ª. Região

Maria Cristina R. Menezes – Superintendente de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro

Áurea Regina de Souza Sampaio – Juíza do Trabalho e Presidente da AMATRA-1 – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª. Região

Lourenço Ferreira Prado – Coordenador do FST e Presidente da Contec

André Luís dos Santos – Jornalista do DIAP e Assessor Político e Parlamentar do FST.

Fonte: Assessoria CSP