Luiz Marinho defende fortalecimento dos sindicatos em Congresso de Trabalhadores Rurais

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu o fortalecimento dos sindicatos como parte essencial da democracia durante a cerimônia de abertura do 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CNTAR), nesta terça-feira (8) em Brasília.

“Não há democracia consistente se não há sindicatos organizados, sindicatos fortes e altamente representativos. Quantos mais organizadas forem as confederações, federações, centrais sindicais, melhor será para o povo brasileiro. Não só para a classe trabalhadora, mas para o processo democrático”, afirmou.

O Congresso foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) e neste ano teve o tema “Na Luta por Direitos Humanos: pelo fim das desigualdades e por garantia de trabalho e vida digna”.

O objetivo do evento é reunir as federações e sindicatos de trabalhadores rurais assalariados de todo o Brasil para compartilhar experiências e discutir as condições de vida e trabalho da categoria.

Representando o governo, Marinho garantiu que a administração federal está à disposição para ouvir as demandas e atuar em prol de conquistar mais direitos e dignidade aos trabalhadores.

“Contem com o diálogo em cada esfera de governo. Nós estaremos a favor das jornadas que vocês organizarem passando por aqui e nos estados federados por meio das Superintendências do Trabalho e de todos os órgãos do governo. Temos que fortalecer as relações capital e trabalho, sabendo o nosso lado. Nós sabemos qual é o nosso lado, portanto contem conosco”, afirmou.

Ainda de acordo com o ministro, uma das grandes ferramentas para garantir melhorias para o povo brasileiro é a valorização do salário mínimo.

Ele lembrou que o projeto de lei que cria a Política Permanente de Valorização do Salário Mínimo (PL 2385/2023), elaborado pelo Poder Executivo em colaboração com as centrais sindicais, já está no Congresso para votação e demonstrou confiança na sua aprovação.

Relacionada: No Senado, Antonio Neto defende Política Permanente de Valorização do Salário Mínimo

O presidente da Contar, Gabriel Bezerra, também ressaltou a necessidade de os sindicatos se unirem e fortalecerem para se conquistar o trabalho digno no campo.

“Precisamos construir ferramentas comuns para lutar contra a informalidade, o agrotóxico, o trabalho escravo e pela melhoria de salário e das nossas condições de vida”.

Sobre o CNTAR

O 3º CNTAR foi organizado em colaboração com a OXFAM Brasil e Alemanha, Repórter Brasil, DIEESE, Centrais Sindicais, CONTAG e Campo Unitário, além de uma delegação internacional, composta por Áustria, Alemanha, África do Sul, Equador, Uruguai, França, Eslovênia, Estados Unidos, dentre outros.

O evento acontece de 8 a 10 de agosto e pretende dialogar sobre demandas inerentes aos trabalhadores/as assalariados/as rurais, como: combate ao trabalho análogo à escravidão, ao trabalho infantil e à informalidade, saúde e segurança no trabalha rural, impactos dos agrotóxicos, gênero, geração, raça, direitos humanos, devida diligência, negociação coletiva, dentre outras.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil