Central dos Sindicatos Brasileiros

Lideranças discutem impactos causados pelo Governo Federal e na crise do coronavírus

Lideranças discutem impactos causados pelo Governo Federal e na crise do coronavírus

Cid Gomes participou de sua primeira live após incidente de Sobral (CE) onde ele foi atingido por tiros

Seguindo a agenda do Dia internacional do Trabalhador, foi realizado um debate online com temáticas que rondam a crise do coronavírus e as medidas para proteger vidas, empregos e a renda dos trabalhadores.

O encontro, mediado pelo presidente da CSB, Antonio Neto, contou com a participação do senador Cid Gomes (PDT-CE), a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Dentre os assuntos de destaque, a postura do Governo Federal face ao combate feito de forma oposta a quase todos os outros países que também enfrentam a pandemia, efeitos de fakenews, novos projetos para defender o trabalhador e perspectivas pós-pandemia.

Para Cid Gomes, é necessário planejamento 

Cid apontou que pela primeira vez há a possibilidade de levantar dados de pessoas que tem trabalho informal e começar a trabalhar em cima dessas informações para que pense em um novo projeto para que esses trabalhadores tenham direitos. “(Os informais) são o conjunto de brasileiros que mais precisam de atenção, junto com quem compõe o bolsa família”. Também delineou uma postura que deve ser adotada pela sociedade brasileira para passar pelas dificuldades impostas, e nada amigáveis com o trabalhador, do atual governo. “Enquanto a gente não pactuar a educação, a saúde, a economia, o tamanho da previdência para os aposentados e o tamanho do estado que a gente deseja, vamos ficar sempre no improviso, o Bolsonaro é exatamente isso, tudo sem planejamento”, disse o Senador.

Já para Lídice da Mata, fake-news e o descaso com a ciência são um problema

Para Lídice, o governo de Bolsonaro cria o clima da desinformação por causa de todas as fake-news que ajudaram a elegê-lo. Ainda de acordo com a deputada federal, o governo ignorou todas as medidas científicas que podem preservar a vida das pessoas e fez o impossível para provar que suas teses são verdadeiras sem ser e deixou a população a própria sorte. “Devemos exigir do governo medidas efetivas e uma delas é um gesto que ajude estados e municípios que não tenham somente o auxílio, mas também ajuda na área de saúde e atenda a demanda”, disse Lídice.

Já Orlando observou as transformações que surgirão após o coronavírus 

Orlando usou seu espaço para falar sobre o que o futuro pode trazer. Segundo ele, o coronavírus ajudará a redefinir o cenário internacional e nacional. Nesse quesito, o Brasil terá que redescobrir o caminho da indústria nacional. Também falou sobre a necessidade de fazer um debate sobre um novo projeto de desenvolvimento nacional, que passe por municípios e estados, para mudar a realidade do país. Para o agora, ele sugere o intenso trabalho do Congresso: “ Vamos focar no enfrentamento da crise, considero que o Congresso deve dar suporte para estados e municípios (…) considero que temos que fazer uma agenda apesar do Bolsonaro. Recompor receita de estado e município para garantir o SUS, garantir serviços públicos essenciais”, disse o deputado, que também defendeu a qualidade de serviço para todos que fossem mandados embora de seus empregos e a participação dos sindicatos em negociações defendendo empregos e direitos de trabalhadores.

A decadência do modelo neoliberal

Neto também deu sua opinião acerca da realidade diante o combate do coronavírus no sistema de saúde: “A agenda neoliberal foi uma das vítimas da pandemia, pois é evidente a necessidade de órgãos públicos para combate do vírus, e isso em escala mundial”, afirmou o presidente.

Cid Gomes fala pela primeira vez após ser baleado

O senador do PDT-CE passou por um incidente na cidade de Sobral (CE) em fevereiro desse ano, após enfrentar milícias com uma retroescavadeira e ter sido alvejado. Por recomendações médicas, Cid ficou afastado até total recuperação e hoje retornou a sua primeira atividade participando da videoconferência. “Levei dois tiros, um deles um centímetro de uma artéria importante, o outro foi próximo ao coração, literalmente graças a Deus não morri. Fui muito bem atendido pelo Hospital do Coração e agora estou bem, pronto para a luta”, disse Cid, feliz de ter voltado a ativa.

Para rever a Live do trabalhador, acesse: