Lideranças discutem impactos causados pelo Governo Federal e na crise do coronavírus

Cid Gomes participou de sua primeira live após incidente de Sobral (CE) onde ele foi atingido por tiros

Seguindo a agenda do Dia internacional do Trabalhador, foi realizado um debate online com temáticas que rondam a crise do coronavírus e as medidas para proteger vidas, empregos e a renda dos trabalhadores.

O encontro, mediado pelo presidente da CSB, Antonio Neto, contou com a participação do senador Cid Gomes (PDT-CE), a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Dentre os assuntos de destaque, a postura do Governo Federal face ao combate feito de forma oposta a quase todos os outros países que também enfrentam a pandemia, efeitos de fakenews, novos projetos para defender o trabalhador e perspectivas pós-pandemia.

Para Cid Gomes, é necessário planejamento 

Cid apontou que pela primeira vez há a possibilidade de levantar dados de pessoas que tem trabalho informal e começar a trabalhar em cima dessas informações para que pense em um novo projeto para que esses trabalhadores tenham direitos. “(Os informais) são o conjunto de brasileiros que mais precisam de atenção, junto com quem compõe o bolsa família”. Também delineou uma postura que deve ser adotada pela sociedade brasileira para passar pelas dificuldades impostas, e nada amigáveis com o trabalhador, do atual governo. “Enquanto a gente não pactuar a educação, a saúde, a economia, o tamanho da previdência para os aposentados e o tamanho do estado que a gente deseja, vamos ficar sempre no improviso, o Bolsonaro é exatamente isso, tudo sem planejamento”, disse o Senador.

Já para Lídice da Mata, fake-news e o descaso com a ciência são um problema

Para Lídice, o governo de Bolsonaro cria o clima da desinformação por causa de todas as fake-news que ajudaram a elegê-lo. Ainda de acordo com a deputada federal, o governo ignorou todas as medidas científicas que podem preservar a vida das pessoas e fez o impossível para provar que suas teses são verdadeiras sem ser e deixou a população a própria sorte. “Devemos exigir do governo medidas efetivas e uma delas é um gesto que ajude estados e municípios que não tenham somente o auxílio, mas também ajuda na área de saúde e atenda a demanda”, disse Lídice.

Já Orlando observou as transformações que surgirão após o coronavírus 

Orlando usou seu espaço para falar sobre o que o futuro pode trazer. Segundo ele, o coronavírus ajudará a redefinir o cenário internacional e nacional. Nesse quesito, o Brasil terá que redescobrir o caminho da indústria nacional. Também falou sobre a necessidade de fazer um debate sobre um novo projeto de desenvolvimento nacional, que passe por municípios e estados, para mudar a realidade do país. Para o agora, ele sugere o intenso trabalho do Congresso: “ Vamos focar no enfrentamento da crise, considero que o Congresso deve dar suporte para estados e municípios (…) considero que temos que fazer uma agenda apesar do Bolsonaro. Recompor receita de estado e município para garantir o SUS, garantir serviços públicos essenciais”, disse o deputado, que também defendeu a qualidade de serviço para todos que fossem mandados embora de seus empregos e a participação dos sindicatos em negociações defendendo empregos e direitos de trabalhadores.

A decadência do modelo neoliberal

Neto também deu sua opinião acerca da realidade diante o combate do coronavírus no sistema de saúde: “A agenda neoliberal foi uma das vítimas da pandemia, pois é evidente a necessidade de órgãos públicos para combate do vírus, e isso em escala mundial”, afirmou o presidente.

Cid Gomes fala pela primeira vez após ser baleado

O senador do PDT-CE passou por um incidente na cidade de Sobral (CE) em fevereiro desse ano, após enfrentar milícias com uma retroescavadeira e ter sido alvejado. Por recomendações médicas, Cid ficou afastado até total recuperação e hoje retornou a sua primeira atividade participando da videoconferência. “Levei dois tiros, um deles um centímetro de uma artéria importante, o outro foi próximo ao coração, literalmente graças a Deus não morri. Fui muito bem atendido pelo Hospital do Coração e agora estou bem, pronto para a luta”, disse Cid, feliz de ter voltado a ativa.

Para rever a Live do trabalhador, acesse:

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio