INSS inicia pagamento automático de auxílio-doença concedido por decisão judicial

Desde a última sexta-feira (18), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a concessão automática de benefícios por auxílio-doença (agora chamado de incapacidade temporária), tanto previdenciários, quanto acidentários, e de aposentadorias por invalidez concedidos judicialmente.

Em nota à imprensa, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que as primeiras concessões levaram um minuto entre a sentença judicial e a efetiva liberação de pagamento do benefício. “Em quatro minutos a informação já constava nos autos do processo”, disse.

Leia também: Abono salarial do PIS-Pasep 2024 ainda tem R$ 228 milhões para saque; consulte

A automação é resultado de uma parceria firmada pelo INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2019, para dar maior agilidade às concessões judiciais. A concessão automática se dá através de uma ferramenta que faz integração a um sistema disponibilizado pelo CNJ, ao qual o juiz precisa ter acesso para que o benefício seja concedido de forma automática.

O documento judicial precisa informar a Renda Mensal Inicial (RMI), que serve de parâmetro para que o sistema do INSS capture as informações e processe automaticamente o benefício. Além disso, a decisão deve conter também o nome do titular do benefício, a espécie de concessão, a data de início e a duração do auxílio.

Até o momento, quatro tribunais regionais já se integraram à ferramenta: TRF-2 (Espírito Santo e Rio de Janeiro), TRF-3 (São Paulo e Mato Grosso do Sul), TRF-4 (Sul) e TRF-6 (Minas Gerais).

O INSS informou que o TRF-1, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins, está com o piloto do projeto em teste no Amazonas.

Os demais tribunais estão, aos poucos, ajustando seus sistemas para utilização completa da ferramenta. A nova regra deve ser aplicada em despachos realizados a partir da última sexta. Os que já estão no INSS serão implantados pelas Centrais de Análise de Benefícios – Decisões Judiciais (Ceab-DJ).

Principais benefícios

O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez são dois dos principais benefícios por incapacidade pagos aos segurados do INSS.

Atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária, a liberação do auxílio-doença é feita quando o trabalhador fica temporariamente incapacitado para exercer atividade remunerada, por conta de um acidente sofrido ou o diagnóstico de uma doença ocupacional.

Na aposentadoria por incapacidade permanente, o benefício é concedido quando não há mais condições de retorno ao mercado de trabalho, isto é, o profissional está permanentemente incapacitado. Vale lembrar que a decisão do tipo de benefício é do perito médico.

A advogada Priscila Arraes Reino afirma que quem tem o benefício negado em perícia – documental ou presencial -, mas discorda da decisão, pode recorrer à Justiça. “Nesse caso precisa ter documentação robusta para passar na perícia e ter decisão melhor”, diz a especialista.

O segurado que comprova a incapacidade consegue reverter a decisão administrativa em sentença judicial e recebe os valores atrasados desde que entrou com o pedido. Também é possível ir à Justiça para pedir uma tutela de urgência quando o INSS agenda perícia com data distante, e o segurado tem documentação completa que atesta a incapacidade.

“O segurado pode alegar negativa tácita pela ausência de possibilidade de passar pela perícia administrativa em tempo razoável”, explica a advogada.

Com informações de Folha de S. Paulo
Foto: Reprodução

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria