1-encontro-Parana_veterinarios

I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná discute papel da profissão no desenvolvimento da cidade

Organizado pelo SINDIVET-PR, evento é um exemplo de como os sindicatos podem se aproximar da população

 

O SINDIVET-PR, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e instituições parceiras promoverão, entre os dias 22 e 24 de agosto, o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná. O evento vai tratar das funções dos veterinários no município de forma interdisciplinar e dos caminhos para desenvolver e protagonizar mudanças nas cidades.

O anúncio do encontro fez sucesso e todas as mais de cem vagas se esgotaram na primeira semana de inscrição. O presidente do SINDIVET-PR e secretário dos Profissionais Liberais da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Cesar Amin Pasqualin, diz que a receptividade foi fantástica. “Estamos olhando para o município, e ninguém olha para o município, mas é ali onde tudo acontece, e as pessoas perceberam a importância e vieram. Temos inscritos de outros estados também. Imagina a repercussão que o evento teve?” indaga o dirigente.

Papel do sindicato
Para Pasqualin, o sucesso da iniciativa é um exemplo de como os sindicatos devem ser organizar após a reforma trabalhista. “Estamos fazendo um evento apartidário, para a categoria e para a população lutarem por direitos. Melhorias salarias é função inerente do sindicato, mas com eventos como o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná a gente consegue criar a consciência de que o sindicato trabalha para o desenvolvimento da comunidade, e isso faz a população ter um novo olhar e querer estar perto”, afirma o dirigente.

Interface profissional
O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná diz que uma das funções do evento é enxergar e trabalhar como o veterinário age para o desenvolvimento do município em conjunto com outras profissões.

“A interface entre profissões precisa existir. Se você vai trabalhar o controle de cães abandonados no município, é preciso ter um corpo médico em conjunto com os médicos veterinários, porque essa é uma questão de saúde pública, pois envolve doenças zoonoses, ou seja, as que são transmitidas de animais para homens”, ilustra o presidente.

O dirigente diz que não faz sentido pensar uma profissão de forma isolada hoje em dia, por isso um próximo evento deve trazer essas questões na prática e juntar veterinários e engenheiros, por exemplo, o que ele denomina “uma cadeia produtiva consistente de desenvolvimento municipal”.

 Encontro no Paraná
A atividade é a maior que o sindicato já organizou no estado. Pasqualin diz que o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná tem uma programação quase exclusivamente com “especialistas pratas da casa”, o que também desenvolve e mostra os talentos da região. E tem também a preocupação em entregar um evento comprometido para os participantes.

Além de eventos semelhantes ao que será realizado em agosto, o SINDIVET-PR planeja outras ações como a criação de um centro profissionalizante na região.

Compartilhe:

Leia mais
discurso lula OIT
Em discurso na OIT, Lula destaca precarização e informalidade como desafios para justiça social
Antonio Neto CSB na OIT 12-06-24
Antonio Neto na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores
Centrais sindicais apresentam denúncia contra governo do Paraná à OIT
Centrais denunciam governo do Paraná na OIT por repressão de greve de professores
FGTS correção inflação decisão stf
Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT
Luiz Marinho discursa na OIT 2024
Na OIT, Luiz Marinho defende sindicatos e taxação de grandes fortunas
vigilantes niterói ato 13 de junho
Vigilantes de Niterói convocam ato por mais segurança para mulheres da categoria
vinicolas-no-rs-tinham-200-pessoas-em-condicoes-analogas-a-escravidao
Auditores fiscais do Trabalho repudiam fala de dirigente da CNA sobre trabalho escravo
assembleia rodoviários pelotas 10-6-2024
Rodoviários de Pelotas começam a negociar acordos em cenário após enchentes
Comitiva da CSB com ministro Luiz Marinho na Conferência da OIT 2024
Em reunião do Brasil na OIT, empresário diz que Bolsa Família atrapalha mão de obra