I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná discute papel da profissão no desenvolvimento da cidade

Organizado pelo SINDIVET-PR, evento é um exemplo de como os sindicatos podem se aproximar da população

 

O SINDIVET-PR, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e instituições parceiras promoverão, entre os dias 22 e 24 de agosto, o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná. O evento vai tratar das funções dos veterinários no município de forma interdisciplinar e dos caminhos para desenvolver e protagonizar mudanças nas cidades.

O anúncio do encontro fez sucesso e todas as mais de cem vagas se esgotaram na primeira semana de inscrição. O presidente do SINDIVET-PR e secretário dos Profissionais Liberais da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Cesar Amin Pasqualin, diz que a receptividade foi fantástica. “Estamos olhando para o município, e ninguém olha para o município, mas é ali onde tudo acontece, e as pessoas perceberam a importância e vieram. Temos inscritos de outros estados também. Imagina a repercussão que o evento teve?” indaga o dirigente.

Papel do sindicato
Para Pasqualin, o sucesso da iniciativa é um exemplo de como os sindicatos devem ser organizar após a reforma trabalhista. “Estamos fazendo um evento apartidário, para a categoria e para a população lutarem por direitos. Melhorias salarias é função inerente do sindicato, mas com eventos como o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná a gente consegue criar a consciência de que o sindicato trabalha para o desenvolvimento da comunidade, e isso faz a população ter um novo olhar e querer estar perto”, afirma o dirigente.

Interface profissional
O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná diz que uma das funções do evento é enxergar e trabalhar como o veterinário age para o desenvolvimento do município em conjunto com outras profissões.

“A interface entre profissões precisa existir. Se você vai trabalhar o controle de cães abandonados no município, é preciso ter um corpo médico em conjunto com os médicos veterinários, porque essa é uma questão de saúde pública, pois envolve doenças zoonoses, ou seja, as que são transmitidas de animais para homens”, ilustra o presidente.

O dirigente diz que não faz sentido pensar uma profissão de forma isolada hoje em dia, por isso um próximo evento deve trazer essas questões na prática e juntar veterinários e engenheiros, por exemplo, o que ele denomina “uma cadeia produtiva consistente de desenvolvimento municipal”.

 Encontro no Paraná
A atividade é a maior que o sindicato já organizou no estado. Pasqualin diz que o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná tem uma programação quase exclusivamente com “especialistas pratas da casa”, o que também desenvolve e mostra os talentos da região. E tem também a preocupação em entregar um evento comprometido para os participantes.

Além de eventos semelhantes ao que será realizado em agosto, o SINDIVET-PR planeja outras ações como a criação de um centro profissionalizante na região.

Compartilhe:

Leia mais
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso