Guerra fiscal do ICMS prejudica o desenvolvimento, dizem analistas

Audiência debateu proposta do governo que unifica alíquotas interestaduais e pode ser votada em Plenário até o início de abril

A cobrança de alíquotas diferentes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelos estados prejudica o desenvolvimento econômico do país, avaliaram especialistas ouvidos em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na noite de ontem. Eles discutiram a proposta (PRS 1/13) do governo federal de unificar as alíquotas do imposto.

Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy disse que a estrutura do ICMS em vigor prejudica a realização de investimentos ­produtivos.Para ele, é necessária uma deliberação rápida do Congresso sobre o tema para garantir segurança jurídica aos investimentos realizados que receberam incentivos.

Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, considerou fundamental a criação de instrumentos que assegurem a compensação efetiva das perdas de arrecadação decorrentes da eventual redução das alíquotas.

— Se sou totalmente a favor de limitar a guerra fiscal pela unificação das alíquotas, temos de ter regras claras para a compensação e consolidação de situações já estabelecidas.

Nelson Machado, ex-ministro da Previdência Social, apontou várias consequências negativas da guerra fiscal, como ineficiência na alocação econômica, erosão da base de tributação do ICMS e complexidade das legislações em cada estado.

Por sua vez, Guilherme Gomes Dias, ex-ministro do Planejamento, considerou fundamental a realização de reformas que levem a uma redução efetiva da carga tributária e a simplificação da administração do ICMS. Em sua avaliação, a reforma proposta pelo governo federal deixa a desejar, tendo enorme potencial até mesmo para levar a um aumento da carga tributária.

José Roberto Afonso, economista  e doutor pela Universidade Estadual de Campinas, fez um alerta para o risco de a consolidação de incentivos concedidos a empreendimentos no passado atuar como fator de restrição à entrada de novos empreendedores.

Senadores

Na audiência, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse que existe a possibilidade de que a União monopolize ainda mais a concessão de incentivos fiscais e cobrou compensações aos estados a partir da unificação do ICMS.

No mesmo sentido, Luiz Henrique (PMDB-SC) e Eduardo Suplicy (PT-SP) pediram mais reflexão sobre a mudança.

Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou que há necessidade de buscar uma nova estrutura para o tributo que permita ao país produzir com mais eficiência.

José Pimentel (PT-CE) mencionou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou inconstitucionais os incentivos fiscais do ICMS. O senador externou a preocupação do governo de buscar segurança jurídica sobre o tema.

Wellington Dias (PT-PI) chamou a atenção para a existência de interesses completamente opostos entre os estados.

O presidente da CAE, Lindbergh Farias (PT-RJ), destacou a importância dos debates que serão realizados pela comissão. Ele quer que a CAE aprecie o projeto até o dia 26, de forma que sua votação possa ser feita em Plenário no começo de abril.

Fonte: agência Senado

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom