Fórum Estadual da Liberdade Sindical do Paraná realiza seminário nos dias 26 e 27 de abril

Órgão permanente vai discutir práticas antissindicais e custeio das entidades em primeiro evento 

 O Ministério Público do Paraná articula desde do ano passado um fórum para discutir a liberdade sindical. Após longo caminho, o Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical está formado e terá seu primeiro seminário, nos dias 26 e 27 de abril, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná (Fetraconspar). O custeio dos sindicatos será o tema do encontro.

O custeio dos sindicatos entrou em debate desde a provação da reforma trabalhista em 2017. A Lei 13.467 modificou artigos da CLT em diversos pontos. Um deles foi justamente referente à contribuição sindical, por isso debates vêm sendo feitos, para buscar solução e a garantia de representação das entidades.

Intensificação do debate com a reforma trabalhista
Nesse sentido, o Fórum criado no Paraná se soma a essas iniciativas. Quando idealizou o Fórum, o procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto havia pensado em juntar representantes dos trabalhadores para tratar das práticas antissindicais, mas a urgência da reforma fez necessária a inserção de todos – representantes de patrões e empregados. Com aproximadamente 100 entidades, o Fórum fez um intenso caminho para unir ambas as partes e, agora, pretende fazer um grande encontro com debate.

O presidente da Seccional da CSB no Paraná, Agenor “Cacá” Pereira, exalta a importância da criação do Fórum. “É de extrema relevância e um parâmetro para os Ministérios Públicos dos demais estados. Alinhado com as centrais e a federações, o órgão tem uma força enorme. Ele vem para discutir a liberdade sindical, o custeio das entidades, e como tem caráter permanente, deve servir como canal para negociações e constantes debates entre representantes de patrões e empregados”, afirma.

O procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto explica que o Fórum tem como finalidade a narrativa em prol da liberdade sindical, e que mais do que nunca a temática é fundamental. “O sistema de proteção social consolidado nas últimas décadas está sob ataque, assim como o direito do trabalho como um todo, e o Fórum está aí para trazer essas questões à tona”, diz.

O vice-presidente do Senalba-PR, Marcelo dos Santos, diz que o Fórum vem em boa hora. “O ataque aos direitos trabalhistas é uma questão que tem atingido todo o País. Por exemplo, no caso da indústria, várias delas decidiram unilateralmente não descontar a contribuição. Recebemos o equivalente a 5% do que costumávamos receber, e o Fórum já fez esse trabalho de tentar intermediar a conversa entre representante de patrões e empregados em muitos desses casos, e, agora, o seminário vem somar a essa discussão”, finaliza.

O Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical foi lançado junto com um manual, que explica a vocação e os temas que deverão ser tratados.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como