FESERP-MG promove Ato em defesa da CLT e dos direitos trabalhistas

A FESERP-MG, em parceria com a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e o SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora), aderiu ao Dia Nacional de Luta em Defesa da CLT e promove, na próxima quarta-feira (24 de agosto), um Ato Público em defesa dos direitos trabalhistas. A manifestação começa às 10h, no Largo do Riachuelo, centro de Juiz de Fora, em torno do busto do presidente Getúlio Vargas, considerado o pai da CLT. O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, pede a todos os sindicatos filiados ou parceiros que promovam atos similares em suas cidades – neste sentido, está disponibilizado no site da Federação (feserpmg.com.br) o cartaz e o manifesto alusivo ao evento, bastando modificar o local e o horário do ato em cada município.

“O ato é contra a pauta de retrocesso do Governo Federal. O dia 24 de agosto foi escolhido por ser o dia morte de Getúlio Vargas, o criador da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e da Carteira de Trabalho – melhorias que eles estão tentando por fim. Nós, sindicalistas, não podemos aceitar isso. E estamos presenciando a ofensiva contra os servidores públicos através do PLP 257 e da PEC 241, ou seja, motivos não faltam para irmos às ruas”, conclamou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.

O Manifesto que será distribuído na data:

Ato em defesa da CLT e do legado de Getúlio Vargas

Juiz de Fora (MG)

24 de agosto de 2016 (quarta-feira)

Largo do Riachuelo (Em frente ao Santa Cruz Shopping)

10h

Está em marcha no país uma campanha, movida por patrões inescrupulosos e sob os auspícios das grandes corporações e da CNI que pressionam o Governo Federal e o Congresso Nacional a dar prioridade a uma pauta empresarial, atacando os direitos trabalhistas. Eles querem desfigurar a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para restringir acessos a direitos assegurados há décadas, como seguro-desemprego, jornada de trabalho justa, pensão por morte, garantias da carteira de trabalho assinada, aposentadoria e salários dignos – e no caso dos servidores públicos, negar reajustes salariais e proibir concursos públicos.

Diante desta ameaça, nós, os trabalhadores do Brasil, não podemos e não vamos ficar parados. É preciso defender com garra e força os nossos direitos. É preciso honrar a figura do presidente Getúlio Vargas, o pai da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A legislação trabalhista brasileira, que é uma das mais modernas do mundo, precisa é de mais avanços para torná-la um instrumento ainda mais poderoso na defesa da classe trabalhadora e não do retrocesso defendido por alguns políticos, banqueiros e empresários – que só estão interessados em levar vantagens de naturezas escusas, aumentar lucros, usar recursos do Estado para a especulação financeira e rasgar a CLT.

Todos à luta, então, pela preservação e aumento dos nossos direitos!
Esse ato de Juiz de Fora, neste dia que, há 62 anos, Getúlio Vargas “saiu da vida para entrar na História”, será um marco do início da resistência.

Pelo legado de Getúlio Vargas!
Pela CLT!
Por direitos adquiridos e os novos!
Pelos trabalhadores!

SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora)
FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais)
CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Fonte: FESERP-MG

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara