Fenapef cobra do governo a regulamentação da lei de indenização de fronteira

Reunião realizada com representantes da Fenapef e do Ministério do Planejamento e Gestão visou discutir a regulamentação da Lei nº 12.855/2013, que institui indenização para agentes da Polícia Federal que atuam em fronteiras e locais com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

O encontro foi realizado nesta segunda-feira(13) com a participação do presidente e vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Antônio Boudens e Flávio Werneck, e do secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SEGRT/MP), Augusto Chiba, e demais representantes da pasta.

A Fenapef propõe que o cálculo do pagamento das indenizações seja feito com base na proximidade do local de atuação do policial com a fronteira; a dificuldade de fixação do policial; qualidade de serviços como saúde, educação e moradia na localidade; além da demanda dos concursos de remoção.

Para Boudens, a falta de subsídios para os servidores estimula a alta concorrência dos concursos de remoção, o que é algo preocupante devido à importância estratégica desses postos para a segurança nacional.

“É uma indenização justa. Hoje o policial federal sai da academia e é movido imediatamente para pontos sensíveis para o combate de crimes trasnacionais. Fiz um estudo e constatei que muitos deles pedem para serem removidos antes mesmo de completar um ou dois anos na área. Essa rotatividade é muito negativa”, destacou.

Apesar de estabelecida pela Lei 12.855, a indenização devida a servidores federais lotados em postos fronteiriços depende de regulamentação poder Executivo. De acordo Werneck, o benefício é um direito social do agente de polícia federal. “O trabalho na fronteira compreende desgaste físico e mental, devido ao risco da atividade. Além disso, também precisam ser consideradas as dificuldades de levar sua estrutura familiar para essas áreas”.

Os porta-vozes do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão firmaram o compromisso de dar encaminhamento às pautas apresentadas pela Fenapef.

Também participaram da reunião, o secretário adjunto do MP, Fernando Siqueira, o coordenador-geral de Negociações e Relações Sindicais, José Borges de Carvalho Filho, o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da PF (Sinpec), Éder Fernando da Silva, e o assessor da Central dos Sindicatos Brasileiros, Ernesto Luiz.

Licença sindical
Outra pauta abordada durante o encontro foi a retirada do ponto para sindicalistas ligados aos servidores da Polícia Federal. A ação ocasionou no não pagamento de servidores da federação e de demais sindicatos. O direito de sindicalização dos servidores da instituição é assegurado pelo artigo 8, inciso V, da Constituição Federal e pelo artigo 544 da CLT.

Werneck classificou como imprudente a ação do Departamento de Polícia Federal e solicitou uma reunião com o Conselho Jurídico da pasta afim de esclarecer questões relacionadas à licença sindical. “Sequer fomos notificados dessa ação. Entramos com um recurso administrativo e elaboramos um parecer técnico-jurídico para apresentar a Conjur. Esperamos que isso seja suficiente”.

Fonte: Agência FENAPEF

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL