Dirigente da CSB participou do evento e reforçou a atuação da entidade na luta pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores
No dia 23 de abril, foi realizada em Lajedo, Pernambuco, uma assembleia dos servidores públicos da região para discutir a pauta das reivindicações da categoria, como o plano de previdência dos trabalhadores, o plano de cargos e salários de todos os funcionários e a hora-aula das chamadas “aulas atividades” dos professores do município.
O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre trabalhadores, dirigentes sindicais e o prefeito da cidade, Rossine Blesmany. A CSB foi representada pela vice-presidente Maria das Mercês Silveira Coutinho, também representante do Sindicato dos Trabalhadores Públicos dos Municípios de Carpina e Região.
Mercês expôs o trabalho da CSB em Pernambuco e reforçou as bandeiras de luta da entidade na defesa dos direitos dos servidores públicos. “Apoiamos a federação de Lajedo nas necessidades dos servidores da região e reiteramos o trabalho da CSB na questão do salário-base da categoria e da regulamentação da Convenção 151”, destacou a dirigente.
Debate com vereadores
Na tarde do dia 23, a vice-presidente da CSB foi convidada a participar da reunião dos vereadores na Câmara Municipal. No encontro, Maria das Mercês expôs aos representantes da cidade o trabalho da Central pelos trabalhadores brasileiros e o crescimento da entidade em pouco mais de um ano.
Além disso, Maria das Mercês destacou o esforço da Central para destravar as pautas dos servidores públicos. “A CSB quer atuar de maneira a unir os servidores públicos de Pernambuco para fortalecer a luta da categoria”, explicou.
Na reunião, os vereadores debateram sobre o reajuste do piso nacional dos professores, além de um plano de cargos, carreiras e vencimentos para os demais servidores públicos da região. “Vamos cobrar do prefeito e dos representantes o empenho no pagamento retroativo referente ao aumento salarial dos professores e um projeto que valorize todos os servidores do município”, ressaltou a vice-presidente da CSB.
Atuação em várias frentes
O prefeito Rossine Blesmany se mostrou entusiasmado com o projeto da CSB para os trabalhadores rurais e a reestruturação da secretaria nacional da categoria. Ele afirmou que Lajedo é uma região carente de auxílio ao trabalhador do campo.
“Quando o prefeito soube que existe a possibilidade dos dirigentes sindicais atuarem de maneira forte na obtenção de recursos para os trabalhadores rurais, ele ficou disposto a conversar com o Toti [Antônio Cerqueira de Souza, secretário da pasta] para discutir ações em defesa desses trabalhadores”, explicou Maria das Mercês.