Encontro dos Profissionais da Segurança Pública da CSB reúne mais de 120 lideranças de todo o Brasil

Durante o evento, participantes construíram documento com diretrizes para o setor

Entre os dias 28 e 30, mais de 120 lideranças, além de autoridades, marcaram presença no I Encontro dos Profissionais de Segurança Pública da CSB, realizado em Brasília. Os participantes nacionais e internacionais se dispuseram a dialogar, discutir e trazer estratégias para um modelo de segurança que alcance não apenas os profissionais, como toda a sociedade brasileira.

Ao todo, oito categorias de 20 estados do País compareceram ao seminário: Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Agentes Penitenciários, Guardas Municipais, Oficiais de Justiça, Policiais Ferroviários e Agentes Socioeducativos.

Palestras

No dia 29, o simpósio contou com palestras de seis especialistas. A primeira mesa teve a participação do coronel e diretor de assuntos legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), Elias Miler da Silva. A autoridade discutiu o ciclo completo, aposentadoria e carreira única para policiais.

Na sequência, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, destacou a necessidade repensar a investigação criminal no Brasil. Ele criticou o que chama de procedimento judicialiforme, termo que consiste na possibilidade de a ação penal ter início por força de portaria de delegado de polícia.

Já o adido de Segurança Regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Jason Smith, trouxe a experiência da polícia comunitária norte-americana para os dirigentes que participaram do evento. “A polícia pode fazer muito sem esperar a boa vontade dos políticos”, pontou.

Abordando os desafios e as soluções para a segurança no Brasil, o pesquisador e sociólogo Luís Flávio Sapori apontou a consolidação do tráfico de drogas nas grandes cidades e a impunidade como os dois fatores principais que explicam a violência.

O presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal, Armando Ferreira, discursou a respeito das características do modelo de segurança pública de seu país. Ele ressaltou que todos os países que falam a língua portuguesa têm modelo de segurança igual, menos o Brasil.

Por fim, o presidente da Conferência Nacional dos Guardas Municipais do Brasil (CONGM), Oseas Francisco, analisou o papel do guarda civil municipal no Brasil. Citou como um grande feito a criação da Lei 13.022/14, que regulamenta a categoria.

Avaliação do Encontro

Para o vice-presidente da CSB e principal organizador, Flavio Werneck, o Encontro cumpriu todos os objetivos e foi fonte rica de conhecimento por parte dos palestrantes ao abrir horizontes para novas realidades. “As palestras foram muitos esclarecedoras e nos ajudarão a redigir um documento que será a carta da CSB, o norte da CSB para a segurança pública”.

Na etapa final do evento, os dirigentes presentes construíram as diretrizes do modelo de segurança para o Brasil, que serão organizadas por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de dois projetos de lei.

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
greve por redução de jornada
Três projetos sobre redução da jornada tramitam no Senado; pauta é histórica no sindicalismo
livro mpt conalis direito coletivo do trabalho
MPT abre seleção de artigos para livro sobre direito coletivo do trabalho; veja regras
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha de pagamento
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória
reunião centrais e governo lei igualdade salarial
Centrais e governo avaliam resultados do primeiro ano da Lei da Igualdade Salarial
mpt recomendação contadores contribuição sindicatos
Contador não pode incentivar oposição à contribuição sindical, orienta MPT