Em reunião com Dilma, CSB defende revogação das MPs 664 e 665

Presidente Antonio Neto participou de encontro nesta quinta-feira (30), que debateu terceirização, MPs 664 e 665 e lançamento do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Renda, Emprego e Previdência

Ao participar da reunião entre as centrais sindicais e a presidenta Dilma Rousseff, na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, no Palácio do Planalto, o presidente da CSB, Antonio Neto, defendeu que o governo revogue as MPs 664 e 665 por serem prejudiciais aos trabalhadores. “Nós apoiamos o projeto que elegeu a presidenta Dilma, apoiamos o seu governo, mas não iremos compactuar com estas medidas, pois elas são prejudiciais e porque existem formas de combater desvios nos programas”, disse Neto após o encontro.

Na reunião, que teve a participação de oito ministros, a presidenta comprometeu-se também a aprofundar o diálogo com os dirigentes sindicais e anunciou a criação de um fórum multissetorial, de caráter quadripartite, para discutir questões trabalhistas e previdenciárias.

A presidenta Dilma se referiu ao projeto que regulamenta a terceirização em tramitação no Senado Federal, defendendo a necessidade de regular o setor, mas preservando a diferenciação entre atividades-fim e atividades-meio.

“Para nós, isso é necessário para assegurar que o trabalhador tenha a garantia dos direitos conquistados nas negociações salariais e também por uma razão ligada à nossa Previdência, para proteger a Previdência Social da perda de recursos, garantindo sua sustentabilidade”, afirmou Dilma em fala dirigida aos representantes das centrais sindicais.

Ainda durante a reunião, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que cria o Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Renda, Emprego e Previdência. De acordo com a Presidenta, o fórum será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência. “Essa representação quadripartite tem o objetivo de estabelecer um diálogo e buscar que nós tenhamos uma pauta”, comentou a presidenta.

O fórum discutirá as seguintes questões: a sustentabilidade do sistema previdenciário, com ampliação da cobertura e fortalecimento dos seus mecanismos de financiamento; discussão das regras de acesso, idade mínima, tempo de contribuição e fator previdenciário; políticas de fortalecimento do emprego, do trabalho, da renda; medidas de redução da rotatividade no mercado de trabalho; formalização e aperfeiçoamento das relações trabalhistas; mecanismos, propostas e políticas de aumento da produtividade do trabalho.

“Para nós, que defendemos o diálogo, que achamos que mesmo tendo posições diferentes sobre alguns assuntos, podemos construir propostas comuns, construir consensos, e que achamos que esse é o melhor caminho, vai nos caber a todos que integram esse fórum encontrar a melhor estratégia e definir os instrumentos mais eficientes para que nossos objetivos sejam atingidos”, discursou Dilma.

“Todos nós mantemos a fé no País, e tenho certeza que, por isso, no próximo ano, nós vamos ter novas conquistas para celebrar. Novas conquistas que eu espero que saiam desse fórum, dessa mesa de negociação”, completou.

No encerramento da fala, Dilma disse que o governo vai buscar construir, “nas condições do País”, o que existe de melhor em termos de legislação, seguridade social e proteção ao trabalho, à renda e ao emprego. “Vamos estar ao lado dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras deste País”, assegurou a presidenta.

Com informações de agências

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio